SNS paga a privados por cirurgias estéticas - TVI

SNS paga a privados por cirurgias estéticas

Operação - [arquivo]

Ordem dos Médicos considera «imoral»

Relacionados
O Serviço Nacional de Saúde (SNS) está a pagar a realização de cirurgias plásticas estéticas, o que o responsável do Colégio da Especialidade da Ordem dos Médicos considera «imoral».

Segundo considerou Vítor Santos Fernandes numa entrevista concedida há dois meses à agência «Lusa», há casos de utentes que recorrem ao Serviço Nacional de Saúde e que pedem uma cirurgia estética, sendo por vezes encaminhados por alguns hospitais para o sistema de listas de espera.

Caso este sistema de gestão não consiga uma cirurgia para estes utentes num prazo de nove meses, o serviço é feito por um privado, em regime de convenção.

«Há clínicas que estão a despachar situações de cirurgia plástica de estética pura à custa do erário público», declarou o presidente do Colégio de Cirurgia Plástica da Ordem dos Médicos (OM).

«É imoral que isto aconteça num país onde, por exemplo, há uma comparticipação limitada de medicamentos essenciais. Se o SNS respondesse às outras necessidades, seria então óptimo que respondesse também às necessidades da cirurgia estética», comentou o especialista.

Embora realçando que esta é uma atitude marginal e residual nos hospitais públicos, Vítor Santos Fernandes considera que no direito à saúde não está incluído o direito à cirurgia estética.
Continue a ler esta notícia

Relacionados