Impresa com prejuízos de 2,2 milhões no 1º semestre - TVI

Impresa com prejuízos de 2,2 milhões no 1º semestre

Balsemão

Resultados surpreendem positivamente os analistas

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[Notícia actualizada às 09h44]

A Impresa alcançou um resultado líquido negativo de 2,2 milhões de euros no primeiro semestre deste ano, o que compara com lucros de 5 milhões há um ano atrás. No entanto, se isolado o último trimestre, a dona da SIC atingiu lucros de 3,9 milhões, uma queda de 27,2% face ao homólogo. Os dados surpreenderam positivamente os analistas.

O EBITDA ficou nos 9,5 milhões de euros nos primeiros seis meses deste ano, registando uma descida de 56% e que corresponde a uma margem de 7,7%.

As receitas consolidadas ficaram nos 123 milhões, com a televisão a alcançar 77 milhões. A SIC perdeu 16,7% de receitas. No entanto, a Impresa justifica que, apesar do abrandamento na descida das receitas publicitárias e embora se tenha mantido a quebra nas receitas de multimédia e outras, estas não foram compensadas pelo aumento das receitas de subscrição.

Receitas caíram 23,4%

No final do 1º semestre, as receitas publicitárias apresentaram uma descida de 23,4%. A SIC terminou o 1º semestre de 2009 com uma audiência média de 23,5%, e de 24% no «target» comercial. A descida registou-se em todos os blocos horários com excepção do horário após a meia-noite.

«No entanto, as alterações introduzidas com o arranque, em Junho, da programação de Verão, inverteram a tendência de descida. A recuperação verificando-se particularmente no horário nobre, onde a SIC atingiu 25,2% em Junho, no target comercial», refere a empresa liderada por Francisco Balsemão.

Esta subida de audiências «deveu-se à aposta em programas de entretenimento e de humor no horário nobre, à renovação da oferta infantil das manhãs, e à manutenção da aposta forte na Informação, com uma maior incidência na reportagem».

No 1º semestre de 2009, as audiências, no conjunto dos 3 canais temáticos, atingiram 19,9%, valor similar ao do período homólogo. A SIC Notícias reforçou a liderança no Cabo com uma audiência média de 12,6% no 1º semestre de 2009, contra 12% do 1º semestre de 2008.

O que prepara a SIC para Setembro

A área de Multimédia desceu 33,7% no 2º trimestre de 2009, «devido a menor número de programas de call-tv e, simultaneamente a, uma redução do volume de chamadas nos programas». No âmbito da multimédia, o site da SIC registou um «bom comportamento», tendo crescido 24,8% em visitantes e 46% em page views, em relação a Junho de 2008.

«O plano de contingência está ser integralmente cumprido, o que permitiu que os custos operacionais descessem 17,7% em relação às contas pró-forma do 2º trimestre de 2008, o que revela a capacidade de antecipação e reacção do Grupo», adianta a Impresa em comunicado.

Para Setembro, a SIC prepara a renovação da sua grelha, com profundas alterações nos horários da manhã e tarde, novos programas para o horário nobre, e a inclusão do arranque da Taça Europa.

Até ao final do corrente ano, a Impresa prevê uma maior amplitude na descida dos custos operacionais e, principalmente, dos custos de programação.
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