Refinaria da Galp aguarda investimentos de mil milhões - TVI

Refinaria da Galp aguarda investimentos de mil milhões

Galp investe mil milhões em nova refinaria em Sines

Petrolífera prepara modernização

Relacionados
A Refinaria de Sines, que iniciou a sua laboração a 15 de Setembro de 1978 e que completa hoje o seu 30º aniversário, aguarda investimentos de mais de mil milhões de euros para a sua modernização.

As suas refinarias vão ser reequipadas com novas unidades de conversão com a mais recente tecnologia.

Este projecto de conversão visa ajustar o perfil de produção das duas refinarias às necessidades do mercado, maximizando a produção de gasóleo em 2,5 milhões de toneladas, já a partir de 2011, através da diminuição da produção de fuel óleo.

«O aumento da produção de gasóleo irá permitir, não só responder às tendências de consumo do mercado ibérico, no qual se tem assistido a uma procura crescente deste produto, como aproveitar o diferencial de preços entre o gasóleo e o fuel óleo nos mercados internacionais», diz a petrolífera.

Mais 150 postos de trabalho

Este projecto, que implica a realização de um investimento no montante de mais de mil milhões de euros, bem como a manutenção dos 2.049 postos de trabalho existentes e criação de 150 novos postos de trabalho directos, irá colmatar os défices de produção de gasóleo, de naftas e propano observados no aparelho refinador nacional, anulando a importação até agora necessária destes produtos.

A Galp estima que venha a representar uma poupança de mais de 6% na factura anual de energia do País e assegurando não só uma maior cobertura da actividade de refinação, como também um incremento da segurança do abastecimento energético nacional.

«Ao fim de 30 anos, o complexo da Galp em Sines, emprega mais de 450 colaboradores, é uma das cinco refinarias europeias com capacidade para produzir gasolinas reformuladas e a segunda maior refinaria da Península Ibérica. É uma das refinarias mais modernas da Europa, com uma capacidade de refinação de 220 mbopd, incluindo duas unidades de destilação a vácuo, um FCC (Fluidic Catalytic Cracking), um Visbreaker e duas unidades de hidrodessulfuração de gasóleo», realça ainda a petrolífera.

Por ocasião do 30º aniversário do complexo, a Galp realiza uma cerimónia comemorativa no Centro de Artes de Sines, que conta com as presenças do seu presidente executivo, Manuel Ferreira De Oliveira, e do presidente da Câmara Municipal de Sines, Manuel Coelho Carvalho.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

EM DESTAQUE