TAP ainda pode baixar taxa de combustível este ano - TVI

TAP ainda pode baixar taxa de combustível este ano

Vice-presidente diz que jet fuel não está a acompanhar descida do crude na mesma proporção

O vice-presidente da TAP, Luiz Gama Mor, admite que a companhia ainda venha a baixar a taxa de combustível aplicada aos passageiros mais uma vez este ano. Mas, na verdade, não se compromete com prazos.

À margem do 34º Congresso da Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT), que decorre em Macau, o responsável afirmou que se «os valores do preço do combustível estabilizarem, poderemos voltar a reduzir» esta sobretaxa».

A acontecer, a TAP aplicará a medida em todos os voos da sua rede.

Recorde-se que a TAP já tinha anunciado no final de Outubro uma redução da taxa de combustível devido ao alívio do preço do petróleo que se repercutiu de igual forma no preço do jet fuel , mas Luiz Gama Mor diz agora que esta descida não está a acontecer na mesma proporção, lembrando ainda que há um diferimento no tempo, entre a descida do crude e o preço do combustível. Normalmente, há uma relação de 1 par 10, ou seja, se o petróleo estiver a 60 dólares, o jet fuel custa 600 dólares a tonelada.

Em Outubro, a taxa cobrada aos passageiros nos voos de médio curso desceu de 35 para 32 euros, enquanto nos voos intercontinentais passou dos 125 para os 120 euros, por percurso.

Recorde-se que, à semelhança das restantes companhias aéreas, a TAP começou a aplicar esta sobretaxa em 2006 para transferir para os passageiros parte do agravamento que a companhia registou na factura do combustível, quando se deu o início da escalada do preço do petróleo.

*A jornalista viajou para Macau a convite da APAVT
Continue a ler esta notícia