340 mil portugueses têm mais do que um emprego - TVI

340 mil portugueses têm mais do que um emprego

No trabalho

A maioria assume os dois trabalhos no sector dos serviços

Relacionados
O número de pessoas com mais do que um emprego aumentou 5% no ano passado. O Instituto Nacional de Estatística (INE) estima que em 2008 tenham estado 339 mil empregados nesta situação, o valor mais alto desde, pelo menos, 1998. Superou o anterior máximo registado em 2003, ano de recessão, diz o «Diário de Notícias».

Procura emprego? Saiba o que fazer

Num ano em que o emprego cresceu 0,5%, o número de pessoas com mais do que um emprego aumentou 4,7%. Por isso, a proporção tem vindo a crescer e estes casos representam agora 7% da população empregada. O valor mais alto registou-se no segundo trimestre, mas o ano terminou a subir. Muitas vezes, por uma simples questão de dinheiro.

Mais de metade das famílias têm dificuldades

O inquérito ao emprego aponta para a existência de 1,6 milhões de portugueses com rendimentos abaixo de 600 euros.

Um divórcio atirou a Mara para uma jornada de trabalho de sete a dez horas, todos os dias da semana. De segunda a sexta assume a tempo inteiro um projecto de aplicações financeiras do Banco Espírito Santo. Ao sábado e ao domingo atende ao balcão numa loja de chocolates das Amoreiras.

Saiba como enriquecer com a crise

«Levanto-me, trabalho, como e durmo. Para já, é a única opção». No banco, onde está há nove anos, tem um ordenado acima da média. Mas os 930 euros por mês deixaram de ser suficientes quando, por volta dos 30 anos, passou a suportar os encargos sozinha. Diz que nunca teve dificuldade em encontrar em emprego. O da loja, que paga o carro, é mediado por uma agência de trabalho temporário. «Hoje em dia, ter carro e casa só é acessível a um casal». Ou a quem também trabalha ao fim-de-semana.

Dicas para fugir do buraco das dívidas
Continue a ler esta notícia

Relacionados