As duas pontes sobre o Tejo em Lisboa perderam diariamente mais de 14 mil veículos desde Setembro. A mais penalizada foi a 25 de Abril que, nos últimos quatro meses, perdeu mais de dez mil veículos por dia, tendo chegado ao final do ano com menos tráfego diário do quem em 2007, avança o «Correio da Manhã».

Os dados de tráfego da Estradas de Portugal revelam que o número de carros a cruzar a ponte 25 de Abril e a ponte Vasco da Gama tem vindo a diminuir desde Setembro. As perdas têm sido mais evidentes na 25 de Abril, mas também a ponte Vasco da Gama tem perdido diariamente um número significativo de travessias: passou de 65.950, registadas em Setembro, para 62.318 no último mês de 2008.

Trata-se de uma tendência que se regista desde 2007, mas que se agravou nos últimos meses do ano passado, ainda de acordo com os dados da Estradas de Portugal.

Tráfego no comboio aumenta

Diz ainda o «CM» que, paralelamente, o número de pessoas a usar o comboio tem vindo a aumentar, o que deixa prever que muitos automobilistas estão a trocar de meio de transporte.

A Fertagus, que assegura as ligações entre Setúbal e Lisboa, está, desde Setembro, a vender mais 156 mil passes. Em Novembro, foram vendidos mais de 1,7 milhões de títulos a passageiros frequentes (passes e assinaturas).
Redação / MD