Crise: TC defende investimento que diminua desigualdades - TVI

Crise: TC defende investimento que diminua desigualdades

Tribunal de Contas quer dívidas do Estado publicadas

Oliveira Martins sublinha que, nas últimas décadas, assistimos a um agravamento das desigualdades e das injustiças no mundo

O presidente do Tribunal de Contas (TC) defendeu este sábado que o combate contra a crise financeira e económica passa por um investimento cujo o objectivo seja a luta contra as desigualdades sociais.

«Este ponto é absolutamente fundamental, uma vez que, nas últimas décadas, assistimos a um agravamento das desigualdades e das injustiças no mundo e é preciso ver que esta crise financeira não é uma crise nacional - é uma crise internacional - e sendo uma crise internacional obriga, em primeiro lugar, à coordenação de políticas na Europa e no Mundo», declarou , Guilherme d'Oliveira Martins, à margem do seminário «Crise Ética na Economia e na Politica», em Lisboa, escreve a Lusa.

De acordo com Guilherme d'Oliveira Martins, uma outra forma de combater as desigualdades sociais «obriga a uma consciência» de que não se pode ter «nem o modelo do Estado mínimo, nem o modelo do Estado produtor».

Logo, «faz sentido fazer investimentos recorrendo ao endividamento desde que esse endividamento seja compensado pela criação da riqueza através do efeito multiplicador», defendeu.
Continue a ler esta notícia