Agências lembram que ainda vendem 90% dos bilhetes de avião - TVI

Agências lembram que ainda vendem 90% dos bilhetes de avião

João Passos, presidente da APAVT

Qualquer tentativa «de ruptura» levará ao insucesso das transportadoras, dizem

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O transporte aéreo é fundamental para o desenvolvimento do turismo e, por isso, vai ter, à semelhança de outros anos, particular atenção no 34º Congresso da Associação Portuguesa das agências de Viagens e Turismo (APAVT).

Na reunião magna dos agentes de viagens, que está a decorrer em Macau, o presidente da APAVT, João Passos, não quis, por isso, deixar de fazer aquilo a que chama de «algumas referências» sobre a actual política das transportadoras, que entende ser de «tão oportunas quanto pertinentes».

O responsável lembrou que «as companhias aéreas, na sua busca incessante pela redução de custos, têm centrado esforços em cortar as despesas com a distribuição do seu produto através do canal tradicional, que são as agências de viagens». Todavia, lembra «por essa Europa fora, e não considerando as chamadas companhias de baixo custo, o facto é que as agências de viagens contribuem para mais de 70% das vendas das companhias aéreas, sendo certo que em Portugal tal representa perto de 90% das transportadoras estrangeiras e 85% da companhia de bandeira.

Atentos aos sinais que chegam do outro lado do Atlânticos

Número alto, no que diz respeito às companhias regulares, o que leva as agências a considerarem que «qualquer tentativa de desenvolvimento de negócio do transporte aéreo à revelia das agências de viagens corre comprovado risco de insucesso».

«Veja-se, neste capítulo, o caso das sucessivas empresas de low cost que têm soçobrado», sublinhou João Passos.

Após alguns anos de «luta» com as companhias a quererem baixar as comissões às agências, e ter-se conseguido um acordo, os agentes do sector dizem agora que o actual modelo de relacionamento até «é objectivamente bom para todas as partes», mas que há sinais que chegam do outro lado do Atlântico que não podem ser ignorados.

«Efectivamente, as companhias aéreas nos Estados Unidos da América, que foram as pioneiras na alteração do paradigma do relacionamento com as agências de viagens, estão neste momento a repensar o seu posicionamento no sentido de retomar o anterior modelo, incentivando, cada vez mais, os esforços desenvolvidos por este canal na venda dos seus produtos», afirmou Passos.

Recorde-se que depois de anos a pagarem comissões que ascendiam aos por cento, as companhias aéreas conseguiram chegar a acordo com a APAVT para verem o pagamento desta taxa ir diminuído, repassando para o consumidor um «fee» pela reserva e emissão de bilhetes, até chegarem ao ponto deste ano as transportadoras estarem a pagar 1%.

Nos Estados unidos o caminho foi idêntico, mas mais rápido até se conseguir passar à chamada «taxa zero» que agora, parece, as companhias pretendem inverter, incentivando as agências a venderem mais dos seus voos.

* A jornalista viajou a convite da APAVT
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