Hotéis: taxas de ocupação semelhantes nos 7 dias da semana - TVI

Hotéis: taxas de ocupação semelhantes nos 7 dias da semana

Açores

Viagens de negócios e pacotes de férias estiveram na base deste resultado

Relacionados
O primeiro relatório mensal do Turismo de Portugal mostra que, em Janeiro, as taxas de ocupação dos empreendimentos turísticos foram semelhantes nos dias úteis e nos fins-de-semana devido às viagens de negócios e aos pacotes de férias.

O Turismo de Portugal lançou um relatório mensal inovador para monitorizar as taxas de ocupação em mais de mil empreendimentos turísticos do País e o primeiro número refere que essa taxa foi de 33 por cento ao nível do país, sendo que nos dias úteis foi de 33,8 por cento e nos fins-de-semana 31,1 por cento, avançou a Lusa.

A primeira edição do relatório, relativa a Janeiro de 2009, analisou a ocupação de 1034 empreendimentos-com um total de 223.273 camas-e concluiu que as taxas de ocupação nos dias úteis são semelhantes às dos fins-de-semana nas regiões Norte e Lisboa e Vale do Tejo, «pela predominância das viagens de negócios nesta altura do ano», e no Algarve e Madeira, «onde as férias em pacote proporcionaram estadias mais longas».

De acordo com informação facultada à agência pelo Turismo de Portugal, neste mês, os turistas nacionais foram maioritários nos alojamentos turísticos das regiões Norte e Centro.

Em Janeiro, a taxa de ocupação na região norte foi de 35,5 por cento nos dias úteis e de 26,7 por cento nos fins-de-semana, sendo a percentagem de ocupantes nacionais de 19,7 e 15,5, respectivamente.

No centro, a taxa de ocupação variou entre os 24,3 por cento (dias úteis) e os 21,3 por cento (fins-de-semana) e a maioria dos ocupantes também eram nacionais: 16,8 e 17,2.

Na região de Lisboa e Vale do Tejo a ocupação variou entre os 37 por cento (dias úteis) e os 33,7 por cento (fins-de-semana), mas a maioria dos ocupantes foram estrangeiros - 21 e 21,7 por cento.

No Algarve a taxa de ocupação foi de 30,7 por cento e de 31 por cento (fim-de-semana) e os estrangeiros também estiveram em maioria - 26,2 e 25,4 por cento.

Na Madeira a taxa de ocupação variou entre os 37,7 e 40,9 por cento e a ocupação foi feita maioritariamente por estrangeiros - 34,3 e 37,3 por cento.
Continue a ler esta notícia

Relacionados