55% da Opel vai ser vendida à Magna e ao Sberbank - TVI

55% da Opel vai ser vendida à Magna e ao Sberbank

Opel Insignia

Chanceler alemã contente com a decisão

Relacionados
[Actualizada às 15:49]

A General Motors (GM) já tomou a decisão final sobre a venda da Opel: uma participação maioritária de 55 por cento da filial alemã vai ser vendida à produtora de componentes automóveis canadiana Magna em conjunto com o banco russo Sberbank, avança a Europa Press.

Segundo o acordo, enquanto a maioria passa para as mãos da Magna, 10% do capital da Opel vai ser mantido pelos trabalhadores, enquanto a General Motors permanece com os restantes 35%.

Esta manhã, uma fonte próxima às negociações já tinha adiantado à Reuters o fim das negociações e que a decisão tinha recaído sobre a Magna, «mas sob condições».

A operação de venda só vai ficar finalizada nas próximas semanas, uma vez que ainda é necessária a aprovação dos sindicatos e obter uma linha de financiamento do Governo alemão.

A Chanceler alemã, Angela Merkel, já expressou o seu agrado com a decisão, tendo em conta que segue «na linha do que o governo desejava, mas também do que desejavam os trabalhadores da Opel», cita a Lusa. Embora mostrando-se optimista, Merkel sublinhou que «o recomeço não será fácil».

Chegam, assim, ao fim vários meses de negociações entre a GM, os possíveis compradores da Opel e o Governo alemão. A concorrer à compra da fabricante europeia ao lado da Magna estava também o investidor financeiro belga, RHJ.
Continue a ler esta notícia

Relacionados