O volume total de vendas das 250 maiores empresas mundiais de produtos de consumo ultrapassou os 2,65 mil milhões de dólares no exercício de 2006, segundo o novo relatório da Deloitte «Global Powers of Consumer Products Industry».
De acordo com o referido estudo, as vendas registaram um aumento homólogo de 8,4 por cento, embora 16% das empresas tenham registado uma diminuição das vendas.
Mais de um quarto (28%) do volume total de vendas concentrou-se nas 10 maiores empresas, que atingiram um total de 751 mil milhões de dólares. Estas empresas registaram um crescimento ligeiramente superior à média, com 8,6%, tendo sido particularmente eficazes na transformação das vendas em lucros.
As 10 maiores empresas tiveram uma margem de lucro média de 7,4%, acima dos 6% que o grupo obteve no seu todo.
Mercado americano domina
A lista é dominada por empresas americanas, quer em número quer em dimensão.
Há 94 empresas norte-americanas no Top das 250, com vendas médias de 11 mil milhões de dólares, a média mais elevada entre as diversas regiões do globo. No entanto, foram também estas as empresas com menor ritmo de crescimento (7,4%). As empresas africanas e do Médio Oriente foram as que mais cresceram, com 14,3%, seguidas pelas da Ásia Pacífico (8,9%), Europa (8,8%) e América Latina (8,5%).
Segundo o director de Consumer Business Research da Deloitte, Ira Kalish «As empresas americanas estão a operar num mercado maduro, ao passo que as empresas dos mercados emergentes estão a crescer rapidamente a partir de uma base menor.»
Maiores empresas de consumo vendem mais de 2 mil milhões
- Redação
- LF
- 26 fev 2008, 13:43
Aumento homólogo de 8,4%
Continue a ler esta notícia