A construção em breve de habitação social e de uma barragem na Venezuela foram alguns dos assuntos abordados esta quarta-feira entre o presidente Hugo Chavez e o ministro português das Obras Públicas, Mário Lino, de visita ao país.

No encontro, segundo a agência «Lusa», foram passados em revista os acordos assinados em Maio entre Lisboa e Caracas, quando da visita à Venezuela do primeiro-ministro português, José Sócrates.

A reunião entre Chavez e o ministro português, em visita de quatro dias à Venezuela, decorreu no Palácio Presidencial de Miraflores, em Caracas.

Os acordos abordados pelos dois políticos permitem avançar, em breve, com a construção de habitações sociais e da barragem de Duas Bocas e respectivo túnel de desvio, em Barquisimeto, e com a expansão do Porto de La Guaira.

As duas partes pretendem também materializar projectos na área das pescas, ligados a molhes, arcas frigoríficas e embarcações.

No encontro foi também feito também um balanço da situação em que se econtram os diversos instrumentos assinados nas áreas da energia e petróleo e das negociações entre a PDV Naval (Petróleos da Venezuela) e os Estaleiros Navais de Viana do Castelo.

Foram ainda abordados aspectos relacionados com o acompanhamento dos acordos assinados na área de alimentação e da saúde, que envolvem várias empresas portuguesas.
Redação / Lusa/RPV