Invicta TV arranca com emissões experimentais após parecer da AACS - TVI

Invicta TV arranca com emissões experimentais após parecer da AACS

TV

A Invicta TV, canal do grupo Finanzza Investments, está à espera de um parecer da Alta Autoridade para a Comunicação Social (AACS) para avançar com as suas emissões experimentais, afirmou hoje à Lusa o administrador da empresa.

«A Invicta TV aguarda um despacho da Alta Autoridade, que já devia ter sido apresentado em Julho», referiu Vítor Fernandes, explicando que este documento irá esclarecer qual a jurisdição a aplicar ao novo canal, avança a agência «Lusa».

A questão prende-se com o facto de determinar se o canal, que será realizado e emitido em Portugal, está sob a jurisdição portuguesa, uma vez que é detido por um grupo de capital estrangeiro sedeado nos Estados Unidos.

O empresário referiu ainda que a estação regional já recebeu um parecer de carácter não vinculativo do Instituto da Comunicação Social (ICS), documento no qual a entidade deixa em aberto qual a jurisdição a aplicar à Invicta TV.

«Após a recepção do despacho da AACS, e caso esta determinar que o canal não está sob a jurisdição portuguesa, a Invicta TV poderá estar no ar no prazo de uma semana», disse o gestor, explicando que se a decisão for contrária será iniciado um processo de licenciamento, que a Finanzza Investments irá requerer com carácter de urgência.

A agência «Lusa» contactou a AACS para obter mais informações sobre o processo, mas tal não foi possível até ao momento.

O arranque das emissões de conteúdos experimentais da Invicta TV estava previsto para meados do mês passado, segundo afirmou à Lusa no início de Junho Vítor Fernandes.

Na altura, o empresário explicou que os primeiros conteúdos do canal iriam focar em exclusivo temas relacionados com o «Grande Porto» e que as emissões teriam uma duração diária de cinco horas.

O canal Invicta TV deu os seus primeiros passos em Janeiro, quando começou a transmitir a sua mira técnica.

Com um investimento total previsto para os primeiros seis meses de transmissões de 497 mil euros, o projecto do canal por cabo da Finanzza Investments começou a ser divulgado no princípio de Dezembro do ano passado.

O sinal da Invicta TV só vai estar disponível para os clientes do operador TVTel, empresa participada pelo grupo Cofina, BPI e PME Capital que opera no Grande Porto.
Continue a ler esta notícia