As operadoras têm vindo a apostar cada vez mais na possibilidade dos clientes poderem comprar telemóveis recorrendo a pontos, que são acumulados em função dos carregamentos ou chamadas que são feitas.
A verdade é que esta «troca» nem sempre compensa. Pelo menos é a opinião da Deco, na revista Proteste.
Se por um lado, o cliente pode comprar um telemóvel por um preço bastante inferior ao das lojas, em troca de uma quantidade de pontos e dinheiro, por outro, é obrigado, na maioria dos casos, a aceitar um compromisso de permanência de 18 meses na operadora e se desistir terá de pagar.
Preços variam
O que é certo é que os preços, no caso de desistência, são diferentes de operadora para operadora.
A Optimus exige o pagamento das mensalidades em falta até perfazer 175 euros. No entanto, caso o valor que foi pago mensalmente já tenha atingido esse valor então o cliente fica liberto do compromisso sem gastar mais euros.
Já a TMN cobra 300, 210 ou 120 euros, consoante se desiste ao fim de 6 meses, entre 7 e 12 ou nos últimos seis meses de vigência do contrato.
Em relação à Vodafone, a operadora cobra uma indemnização que corresponde à diferença entre o custo do aparelho no Clube Viva e o seu preço nas lojas, dividido por 18 meses e multiplicado pelos meses em falta até ao fim do contrato.
Telemóveis: comprar com pontos compensa?
- Redação
- SPP
- 18 abr 2008, 15:52
Operadoras exigem indemnização caso fidelização seja quebrada
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