O que leva os portugueses a poupar para a reforma? - TVI

O que leva os portugueses a poupar para a reforma?

contas

Reformados começaram a preparar-se em média aos 42 anos

Relacionados
As dificuldades de saúde e financeiras, o primeiro emprego e a aproximação dos 50 anos são as principais razões que levaram os reformados a começar a poupar para a reforma.

Apenas 4 em cada 10 activos já começaram a preparar a reforma e menos de 3 em cada 10 estão na faixa etária dos 25 aos 34 anos. Os que ainda não começaram (60%) prevêem fazê-lo aos 45, diz o barómetro Reforma 2008, da AXA Seguros.

Portugueses poupam 250 euros para a reforma

Pensões em Portugal são das mais baixas da Europa

Maioria dos reformados sonha fazer viagens

Segurança Social portuguesa é das mais «caóticas» da Europa

Para os trabalhadores, os «activadores» emocionais ligados à saúde estão muito presentes, tal como as fases de vida: chegar a uma determinada idade (por exemplo aos 50 anos) e ter filhos são dois dos factores que levam a pensar mais no futuro.

Em Portugal, começa-se a poupar para a reforma ligeiramente mais tarde do que nos outros países e tendencialmente só depois de um acontecimento, como doença ou um acidente. Regra geral, os reformados começaram a preparar-se em média aos 42 anos.

Além disso, os portugueses não gostam de arriscar: activos e reformados preferem um produto financeiro para a reforma com um rendimento mínimo, mas sem risco, revelam as conclusões do estudo, que envolve 26 países de todo o mundo incluindo Portugal.

Portugal, Espanha, Itália e Hungria são os países que menos se preparam a reforma, numa lista em que a República Checa e EUA (ambos com 79 por cento) são os mais preparados.
Continue a ler esta notícia

Relacionados