Pré-época: o que fizeram as equipas da Liga - TVI

Pré-época: o que fizeram as equipas da Liga

Milan-Benfica

Ponto da situação e algumas imagens a dar um cheirinho do que aí vem. Agora é a sério

Relacionados

Terminaram os ensaios de pré-temporada. Agora começa a competição a sério para todas as equipas da Liga. No domingo há Supertaça entre Benfica e Sporting, na véspera duelos de Taça da Liga para 14 das equipas do primeiro escalão. Antes disso, já nesta quinta-feira, o V. Guimarães fará o segundo jogo oficial da época, na decisão da segunda pré-eliminatória da Liga Europa, frente ao Jeunesse Esch. FC Porto e Sp. Braga são os últimos a fazer a estreia oficial na temporada, a meio da próxima semana: os dragões na quarta-feira frente ao Krasnodar e os minhotos no dia seguinte, perante o vencedor da eliminatória entre o Brondby e o Lechia Gdansk. Só depois começa a Liga.

Para trás ficou a pré-época, marcada por muitas mudanças e muitas experiências. Os encontros de preparação servem precisamente para testar as opções, com muitas variáveis pelo meio, do estado de construção do plantel à dimensão dos adversários escolhidos. Ainda assim, indiciam tendências e, nalguns casos, garantem mais um ou outro troféu para guardar no museu.

O campeão Benfica começou a perder com o Anderlecht mas acabou a fazer o pleno na International Champions Cup, que ainda pode vencer. O FC Porto ganhou a Copa Ibérica no Algarve e perdeu o jogo de apresentação no Dragão, frente ao Mónaco. O Sporting é a única equipa da Liga que não conseguiu vencer qualquer partida na pré-época, embora tenha deixado algumas boas indicações, nomeadamente no empate com o campeão europeu Liverpool.

Do calendário de pré-época curto do V. Guimarães aos registos positivos de Moreirense e V. Setúbal, as únicas equipas sem derrotas na preparação, o Maisfutebol faz aqui o ponto da situação dos jogos de pré-temporada, equipa a equipa. Com algumas imagens a dar um cheirinho do que aí vem.

Benfica

Uma derrota a abrir no único jogo na Luz, a apresentação com o Anderlecht, na despedida de Jonas e com muitas experiências de Bruno Lage numa fase prematura da pré-temporada. Depois, ainda em Portugal, as águias foram a Coimbra golear a Académica. Nos Estados Unidos, depois de três jogos-treino com formações secundárias que acabaram em goleadas, somaram mais três triunfos nos Estados Unidos para a International Champions Cup, frente a Chivas, Fiorentina e Milan. As águias ainda podem vencer a competição internacional de pré-temporada: depende do Manchester United, que defronta neste sábado o Milan e é a única equipa que pode fazer também o pleno de vitórias. Antes da Supertaça, o Benfica fez ainda um último jogo-treino, com o Cova da Piedade, num jogo em que Bruno Lage aproveitou para ver em ação jogadores menos utilizados.

Resultados:

Benfica-Anderlecht, 1-2

Académica-Benfica, 0-8

Benfica-Chivas, 3-0

Benfica-Fiorentina, 2-1

Benfica-Milan (EUA), 1-0

Benfica-Cova da Piedade, 6-0

FC Porto

Depois de três ensaios no Olival com vitórias sobre Águeda, Varzim e Penafiel, o dragão rumou ao Algarve e começou por vencer o Fulham. Foi ainda a sul que conquistou a Copa Ibérica na sequência de um empate com o Bétis decidido nos penáltis e um triunfo sobre o Getafe que garantiu o troféu. Na despedida, no meio do caso entre Sérgio Conceição e Danilo, um último jogo-treino com o Farense. Seguiu-se também a única derrota na pré-temporada, naquele que foi também o único jogo no Dragão, frente ao Mónaco. O dragão ainda aproveitou esta quarta-feira para mais dois ensaios no Olival, vitórias sobre o Sp. Braga e sobre o FC Porto B.

Resultados:

FC Porto-Águeda, 6-0

FC Porto-Varzim, 4-0

FC Porto-Penafiel, 1-0

FC Porto-Fulham, 1-0

FC Porto-Betis, 1-1 (5-4, gp)

FC Porto-Getafe, 2-1

FC Porto-Farense, 4-2

FC Porto-Monaco, 0-1

FC Porto-Sp. Braga, 1-0

FC Porto-FC Porto B, 6-2

Sporting

Pré-época sem vitórias, limitada a cinco jogos. Bem diferentes. Os leões começaram com dois particulares na Suíça, derrota com o Rapperswil Jona, da III Divisão, e empate com o St. Gallen. Depois foram à Bélgica, para um empate com o Clube Brugge que os belgas levaram a melhor nas grandes penalidades. Seguiu-se a viagem a Nova Iorque para aquele que foi o teste mais positivo da pré-temporada, o empate com o campeão europeu Liverpool (2-2), um jogo que reforçou a influência que Bruno Fernandes mantém no jogo dos leões, ainda no meio da indefinição sobre o seu futuro. A fechar, a apresentação em Alvalade, com o Troféu Cinco Violinos em jogo, terminou com a vitória do Valência.

Resultados:

Sporting-Rapperswil Jona, 1-2

Sporting-St. Gallen, 2-2

Sporting-Club Brugge, 2-2 (3-4, gp)

Liverpool-Sporting, 2-2

Sporting-Valencia, 1-2

Sp. Braga

O Sp. Braga de Ricardo Sá Pinto começou a pré-temporada em velocidade-cruzeiro, com quatro vitórias a abrir. O nível de exigência aumentou depois e o duelo com o Lille no Algarve resultou na primeira derrota dos arsenalistas. Seguiu-se o Mónaco, jogo de apresentação que terminou sem golos, antes de dois últimos testes à porta fechada: empate frente ao Tondela (2-2) e derrota com o FC Porto.

Resultados:

Sp. Braga-Oliveirense, 4-1

Varzim-Sp. Braga, 1-5

Portimonense-Sp. Braga, 0-1

Sp. Braga-Millwall, 2-1

Sp. Braga-Marítimo, 0-0

Sp. Braga-Lille, 0-2

Sp. Braga-Monaco, 0-0

Sp. Braga-Tondela, 2-2

FC Porto-Sp. Braga, 1-0

V. Guimarães

A pré-época mais curta, por força da entrada em competição oficial ainda em julho, na segunda pré-eliminatória da Liga Europa. A equipa agora orientada por Ivo Vieira começou por perder com o Arouca, mas a partir daí somou três vitórias frente a equipas da Liga.

Resultados:

Arouca-V. Guimarães, 2-1

V. Guimarães-Desp. Aves, 1-0

V. Guimarães-Famalicão, 5-2

Rio Ave-V. Guimarães, 0-1

Moreirense

Numa temporada de muitas mudanças, o Moreirense, agora orientado por Vítor Campelos, fez uma pré-época tranquila, sem perder nenhum jogo, numa calendarização que incluiu apenas dois confrontos frente a adversários da Liga, ambos recém-promovidos: empate com o Gil Vicente e vitória sobre o Paços Ferreira na apresentação.

Resultados:

Moreirense-Berço SC, 2-0

Varzim-Moreirense, 1-1

Moreirense-Pedras Rubras, 2-0

Moreirense-Águeda, 1-0

Oliveirense-Moreirense, 0-1

Gil Vicente-Moreirense, 1-1

Moreirense-Paços de Ferreira, 1-0

Rio Ave

O Rio Ave, agora de Carlos Carvalhal, a passar também por um período de muitas mudanças, não sai com um saldo muito positivo da pré-temporada nos vários confrontos com equipas da Liga. Venceu o Boavista – que vai defrontar na primeira jornada -, perdeu com V. Guimarães, Rio Ave e Famalicão e empatou com o Santa Clara na apresentação. Perdeu ainda com Desp. Chaves e Penafiel e fechou com uma vitória à porta fechada sobre o Lourosa.

Resultados:

Rio Ave-Seleção amadora, 3-1

Rio Ave-Penafiel, 0-2

Rio Ave-Boavista, 3-0

Rio Ave-V. Guimarães, 0-1

Rio Ave-Santa Clara, 1-1

Desp. Chaves-Rio Ave, 1-0

Famalicão-Rio Ave, 2-1

Rio Ave-Lourosa, 3-1

Boavista

A vitória em Chaves logo a abrir, com golos de Neri e Samu, foi a única numa pré-temporada que incluiu estágio em Lousada e uma viagem à Alemanha para defrontar o SV Wehen, da 2. Bundesliga. Esses foram também os únicos golos apontados pelos axadrezados na preparação, a boa parte da qual faltou o avançado Mateus, que esteve no CAN com a seleção de Angola. Nos cinco jogos que se seguiram o Boavista empatou dois e perdeu três, incluindo a partida de apresentação, frente ao Nice.

Resultados:

Desp. Chaves-Boavista, 0-2

Rio Ave-Boavista, 3-0

Boavista-Gil Vicente, 0-0

Wehen-Boavista, 3-0

Boavista-Nice, 0-2

Boavista-Tondela, 0-0

Belenenses

O Belenenses, que mantém Silas mas perdeu vários jogadores, fez uma pré-época sem defrontar equipas de Liga, mas que incluiu um triunfo sobre o Sunderland. Somou quatro vitórias e um empate frente ao Farense que acabaria com a vitória nos penáltis e a conquista do Troféu Cidade de Faro, no meio de derrotas com o Lourosa no final do estágio e em Alverca no último jogo de preparação.

Resultados:

Belenenses-Mafra, 3-1

Lourosa-Belenenses, 2-0

Estoril-Belenenses, 1-2

Belenenses-Sunderland, 1-0

Farense-Belenenses, 1-1 (1-3 após g.p)

Belenenses-Sindicato de Jogadores, 4-1

Belenenses-Alverca, 0-1

Santa Clara

O Santa Clara fez boa parte da pré-epoca no continente, numa preparação que teve o Rio Ave (1-1) como único adversário do primeiro escalão. No regresso aos Açores, venceu o Sp. Ideal e fechou com a vitória sobre o Praiense na apresentação.

Resultados

Famalicão-Santa Clara, 2-1

Santa Clara-Sp. Covilhã, 2-2

Santa Clara-Académico de Viseu, 3-1

Penafiel-Santa Clara, 2-2

Leixões-Santa Clara, 1-0

Rio Ave-Santa Clara, 1-1

Santa Clara-Sp. Ideal, 2-0

Santa Clara-Praiense, 2-1

Marítimo

Uma pré-época intensa para o Marítimo de Nuno Manta, feita no Algarve e muito internacional. O Marítimo venceu o Al Duhail de Rui Faria e empatou com o Bahrain de Hélio Sousa e com o Lille, vice-campeão francês. Sofreu apenas uma derrota, frente ao Luton, e fechou com triunfo no jogo de apresentação frente ao Las Palmas.

Resultados:

Marítimo-Marítimo B, 2-0

Marítimo-Marítimo sub-23, 5-1

Portimonense-Marítimo, 1-1

Farense-Marítimo, 0-0

Marítimo-Sp. Braga, 0-0

Marítimo-Bahrain, 2-2

Marítimo-Lille, 0-0

Marítimo-Al Duhail, 3-2

Marítimo-Luton, 0-2

Marítimo-Las Palmas, 1-0

Portimonense

A equipa de António Folha começou com uma vitória logo a abrir, no primeiro teste, frente ao Wrexham, mas a partir daí não voltou a vencer, numa pré-temporada com vários confrontos internacionais. Ficou em último lugar na Copa Ibérica, no Algarve, que seria ganha pelo FC Porto, depois de perder nos penáltis o primeiro jogo, frente ao Getafe e perder depois com o Betis. Derrotado também frente ao Lille e frente ao Al Duhail de Rui Faria, num jogo que não chegou ao fim, por causa de vários desentendimentos em campo.

Resultados:

Portimonense-Wrexham, 1-0

Portimonense-Sp. Braga, 0-1

Portimonense-Marítimo, 1-1

Portimonense-Getafe, 0-0 (2-3 após g.p.)

Portimonense-Betis, 1-2

Portimonense-Lille, 1-2

Portimonense-Al Duhail, 0-1* (Veja o vídeo)

*interrompido aos 85 minutos

V. Setúbal

O V. Setúbal fez uma pré-época sem rivais de Liga mas com adversários muito diversificados, que terminou sem derrotas. Foram oito jogos, incluindo a vitória no Torneio Internacional do Sado frente ao Birmingham, nas grandes penalidades, mais os triunfos sobre o Bahrain de Hélio Sousa e sobre o Extremadura, na apresentação.

Resultados:

V. Setúbal-Oliveira do Hospital, 4-0

V. Setúbal-Cova Piedade, 2-2

V. Setúbal-Birmingham, 2-2 (5-3 a.p.)

V. Setúbal-Olímpico do Montijo, 2-1

V. Setúbal-Estoril, 2-0

Benfica B-Vitória de Setúbal, 0-0

V. Setúbal-Bahrein, 2-0

V. Setúbal-Extremadura, 3-0

Desp. Aves

Nove jogos de preparação para a equipa de Augusto Inácio, com quatro vitórias, outras tantas derrotas e um empate. No estágio no Luso, o Desp. Aves venceu Tondela, Anadia e Águeda e empatou com a Académica. Seguiram-se derrotas com Feirense e Famalicão, antes de um triunfo a fechar a temporada, frente ao Nacional. O melhor marcador da pré-temporada foi Ricardo Rodrigues, com cinco golos.

Resultados:

Desp. Chaves-Desp. Aves, 2-1

V. Guimarães-Desp. Aves, 1-0

Desp. Aves-Tondela, 2-1

Desp. Aves-Águeda, 2-0

D. Aves-Anadia, 5-0

Desp. Aves-Académica, 0-0

Desp. Aves-Famalicão, 0-1

Feirense-Desp. Aves, 1-0

D. Aves-Nacional, 2-1

Tondela

Numa época com muitas mudanças em Tondela, a única vitória da pré-temporada chegou logo no primeiro jogo, frente ao Anadia. Em três duelos com equipas da Liga, o Tondela começou por perder com o Desp. Aves, mas fechou a empatar com o Sp. Braga e com o Boavista.

Resultados:

Tondela-Anadia, 2-1

Desp. Aves-Tondela, 2-1

Oliveirense-Tondela, 0-0

Académico Viseu-Tondela, 4-3

Sp. Braga-Tondela, 2-2

Boavista-Tondela, 0-0

Paços Ferreira

Na preparação do regresso à Liga, o Paços de Ferreira de Filó só perdeu frente ao Moreirense, que foi também o único adversário do primeiro escalão que defrontou. Fechou nesta quarta-feira a vencer o Al-Nassr de Rui Vitória.

Resultados:

Paços Ferreira-Seleção Concelhia, 8-0

Oliveirense-P. Ferreira, 0-2

Paços Ferreira-Desp. Chaves, 1-0

P. Ferreira-Penafiel, 2-2

Sp. Covilhã-P. Ferreira, 1-1 (5-6 após g.p.)

P. Ferreira-Estoril, 1-1

Moreirense-Paços de Ferreira, 1-0

P. Ferreira-Al Nassr, 1-0

Famalicão

No caminho para o regresso à Liga depois de uma uma longa ausência, e com um plantel construído de novo, a equipa orientada por João Pedro Sousa deixou bons sinais, numa pré-temporada em que defrontou quatro formações da Liga e venceu três delas: perdeu apenas frente ao V. Guimarães, acabou a vencer o Rio Ave no jogo de apresentação.

Resultados:

Famalicão-Famalicão sub-23, 2-0

Famalicão-Santa Clara, 2-1

V. Guimarães-Famalicão, 5-2

Famalicão-Leixões, 0-1

Famalicão-Feirense, 4-0

Desp. Aves-Famalicão, 0-1

Famalicão-Rio Ave, 2-1

Gil Vicente

Com Vítor Oliveira ao comando e foco na reconstrução e na preparação de um plantel para a Liga, Gil defrontou apenas duas equipas do principal escalão, empates com Boavista e Moreirense, numa pré-época em que apenas perdeu dois jogos, ambos frente ao Desp. Chaves, que defrontou pela segunda vez nesta quarta-feira, a fechar a preparação.

Resultados:

Gil Vicente-Cerveira, 5-0

Gil Vicente-Berço, 2-2

Gil Vicente-Sp. Espinho, 1-0

Boavista-Gil Vicente, 0-0

Gil Vicente-Desp. Chaves, 0-1

Gil Vicente-Moreirense, 1-1

Desp. Chaves-Gil Vicente, 2-1

Continue a ler esta notícia

Relacionados

EM DESTAQUE