Electricidade e gás em Portugal são os segundos mais caros da Europa - TVI

Electricidade e gás em Portugal são os segundos mais caros da Europa

electricidade

O preço da electricidade em Portugal, para os consumidores domésticos, é o segundo mais caro dos países que compõem a União Europeia (UE), situação que se alastra também ao gás.

Relacionados
De acordo com dados do instituto de estatísticas espanhol, no caso da electricidade, o preço antes de impostos situou-se em 2004 nos 0,128 euros por Kw/hora), enquanto a média da UE se cifra nos 0,1 euros.

Desta forma Portugal situa-se no segundo posto em termos dos países que praticam preços mais caros no que diz respeito à electricidade, apenas suplantados pela Itália, país onde se paga 0,14 euros por kw/h. No lado oposto surge a Letónia com 0,049 euros por kw/h, sendo que esta lista não contém os dados de três países: Eslováquia, Eslovénia e Lituânia.

Os preços são calculados para um consumidor típico que gasta 3.500 kw/h (dos quais 1.300 correspondem a tarifa nocturna), numa casa de 90 m2.

Já no que diz respeito ao gás, os preços sem impostos em Portugal superam em 3 euros por Gigajoule (GJ) a média da UE: 11,5 euros por GJ face aos 8,05 da média comunitária. Também aqui Portugal ocupa a segunda posição dos países que praticam preços mais caros, sendo que neste caso a liderança pertence no entanto à Dinamarca em que o preço ascende a 15,3 euros por GJ.

Os preços mais baixos correspondem à Letónia (menos de 4 euros), Estónia Hungria e Polónia. Refira-se que estes preços tomam como base um consumo anual de gás natural de 83,7 GJ.
Continue a ler esta notícia

Relacionados