França: Jacques Chirac cede hoje poderes a Nicolas Sarkozy - TVI

França: Jacques Chirac cede hoje poderes a Nicolas Sarkozy

Cessar-fogo: Braço-de-ferro entre EUA e França

O conservador Nicolas Sarkozy assume hoje a Presidência da França numa cerimónia de transferência de poderes do seu predecessor, o neo-gaullista Jacques Chirac, que deixa o Eliseu após 12 anos no cargo e quatro décadas na política.

Relacionados
A cerimónia no Eliseu, que começa às 11:00 horas locais (10h em Lisboa), foi minuciosamente preparada pelas equipas do presidente cessante e do futuro chefe de Estado, segundo um ritual republicano em que se introduziu uma novidade,a vança a «Lusa».

Trata-se da homenagem que Sarkozy, vigésimo terceiro presidente da França e sexto da Quinta República, renderá à tarde, no Bosque de Bolonha, perto de Neuilly, localidade onde foi presidente da Câmara, a 35 jovens resistentes mortos pela Gestapo em Agosto de 1.944, pouco antes da libertação de Paris.

Depois, e para mostrar que a «França está de volta à Europa», como disse no dia da sua vitória sobre a socialista Ségolène Royal nas eleições de há 10 dias, Sarkozy desloca-se a Berlim para debater com a chanceller e presidente de turno da UE, Angela Merkel, sobre o relançamento do processo institucional, paralisado desde o «não» francês e holandês à Constituição europeia em 2005.

Na terça-feira à noite, no seu adeus emitido pela rádio e televisão aos franceses, em que expressou o seu «orgulho pelo dever cumprido» e a sua «confiança no futuro da França», Chirac, 74 anos, desejou sorte a Sarkozy, 52 anos, e mostrou-se convencido de que este «terá empenho na condução do país nos caminhos do futuro».

A passagem de poderes, transmitida em directo pela televisão, começará com a chegada de Sarkozy ao Eliseu, onde cruzará o pátio de honra e passará revista à Guarda Republicana, antes de Chirac lhe dar as boas vindas na escadaria.

O programa prevê uma reunião no gabinete presidencial, no qual Chirac entregará ao seu sucessor os códigos secretos de activação das armas nucleares da França, uma das principais prerrogativas e responsabilidades do chefe de Estado.

Sarkozy acompanhará depois o seu antecessor e ex-mentor até à saída, que este último franqueará de carro.
Continue a ler esta notícia

Relacionados