Governo do Congo ordena detenção de ex-vice-presidente - TVI

Governo do Congo ordena detenção de ex-vice-presidente

República Democrática do Congo (ex-Congo Belga)

O Governo da República Democrática do Congo ordenou a detenção do ex-vice-presidente Jean-Pierre Bemba por «alta traição», afirmou esta sexta-feira o ministro de Informação, Tussaint Tshilombo.

Relacionados
O ministro adiantou que a polícia recebeu ordens para deter o senador Bemba que desde quinta-feira à noite se encontra refugiado na embaixada da África do Sul de Kinshasa.

Segundo a agência «Lusa», o Governo congolês responsabiliza Bemba, antigo líder rebelde, pelos confrontos que se registam desde quinta-feira na capital entre os seus guardas e soldados do exército e que, segundo um balanço provisório, causaram a morte de pelo menos três pessoas.

Tshilombo leu a sua declaração através da rádio independente Rádio Okapi, gerida pela Missão da ONU na República Democrática do Congo (MONUC).

O ministro afirmou que o Governo lamenta o comportamento da milícia de Bemba e adiantou que este dirigente político «não pode beneficiar dos seus privilégios constitucionais».

«O senador Jean-Pierre Bemba traiu a República e por isso deverá comparecer perante a justiça juntamente com os seus cúmplices», adiantou o ministro, que também pediu aos milicianos que queiram desmarcar-se de Bemba que se ponham urgentemente à disposição das Forças Armadas.

Ex-rebelde e adversário derrotado de Joseph Kabila às presidenciais de 2006, Jean-Pierre Bemba tem recusado até à data que os soldados afectos à sua segurança na época em que era vice-presidente do governo de transição (2003-2006) integrem o governo regular, por considerar que a sua segurança não está garantida.
Continue a ler esta notícia

Relacionados