Media Capital duvida que Portugal implemente TDT até 2012 - TVI

Media Capital duvida que Portugal implemente TDT até 2012

  • Rui Pedro Vieira
  • 30 mai 2007, 13:12
O resultado líquido cresceu 18%

O administrador da Media Capital, Juan Herrero, disse esta quarta-feira não acreditar que a Televisão Digital Terrestre (TDT) esteja totalmente implantada em Portugal até 2012, como defende a Comissão Europeia (CE), que definiu esse ano para terminarem as emissões de sinal analógico.

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«Não acredito que a TDT esteja implantada em Espanha em 2012, como prevê a CE. Não vamos lá chegar. Muito menos em Portugal, onde ainda nem sequer temos TDT», referiu Juan Herrero num seminário sobre as relações empresariais entre Portugal e Espanha, que decorreu nas instalações de Lisboa da Universidade Moderna.

Em Espanha, a TDT já começou a ser instalada, tendo «uma taxa de penetração de cerca de 6 por cento», acrescentou.

Televisão tem publicidade com «preços demasiado baixos»

Sobre o panorama televisivo a nível ibérico, o administrador da empresa integrada no grupo espanhol Prisa considera que a televisão «tem um grave problema em Portugal: preços demasiado baixos em publicidade».

Ao contrário da Espanha, esta tendência leva a que «os anunciantes prefiram estar todos presentes na televisão em detrimento dos outros meios de comunicação», referiu.

Para Juan Herrero, «os canais-nicho da TV Cabo têm pouca audiência, mas estão a crescer» em matéria publicitária. Um cenário que difere de Espanha, onde «a televisão paga está menos desenvolvida, ao nível do cabo e do satélite, mas onde já existe TDT».

Já na imprensa, o responsável considera «existirem demasiados títulos em Portugal, com poucos leitores e análises de audiência pouco fiáveis», além de sublinhar o peso que os jornais gratuitos têm tido para o sector.

Na rádio, ao contrário de Espanha onde a aposta em estações regionais e locais é maior, «existem muitas rádios musicais segmentadas também com baixos preços em publicidade, que geram baixa rentabilidade».

Por último, no sector da Internet, Juan Herrero considera que este é um meio «com elevado potencial, esperando-se o aparecimento futuro de novos meios de comunicação» neste tipo de plataformas. Em matéria de receitas publicitárias de 2006, os meios on-line cresceram mais em Portugal (53,8%) do que em Espanha (25%), embora a Internet «registe valores muito baixos, sendo na ordem dos 10 milhões de euros», concluiu.
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