Leite: produtores já podem renegociar empréstimos - TVI

Leite: produtores já podem renegociar empréstimos

Agricultores em protesto

Prazos dos créditos passam a ter um máximo de seis anos

Relacionados
Os produtores de leite passam a partir desta terça-feira a poder renegociar com os bancos os empréstimos obtidos através da linha de crédito para o sector agrícola.

Segundo o decreto-lei, publicado esta segunda-feira em Diário da República, os empréstimos concedidos a empresas que desenvolvem actividades de produção e transformação do leite passa a ter um prazo máximo de seis anos.

A primeira amortização vence «no máximo, três anos após a data prevista para a primeira utilização de crédito, permitindo dois anos de carência de capital», refere o diploma, que altera assim para o sector leiteiro as regras da linha de crédito aberta em Março.

Jaime Silva quer «medidas adicionais»

Ao mesmo tempo, os ministros da Agricultura da União Europeia estão reunidos em Bruxelas para encontrar soluções a curto e a longo prazo para a crise do sector.

O objectivo do encontro é aumentar as ajudas estatais aos produtores, de forma a tornar mais eficiente a cadeia de abastecimento, de modo a que a baixa de preços junto do produtor se reflicta junto do consumidor.

Para o governante português, Jaime Silva, a solução passa por medidas «medidas adicionais» de apoio aos produtores.

«São necessárias medidas adicionais. Os preços na produção de leite não podem continuar a cair porque isso poderá por em causa a sobrevivência do sector», disse o ministro à entrada da reunião.

Dados de Bruxelas mostram que, na média dos 27, enquanto os preços ao produtor dos produtos lácteos baixaram, desde o final de 2007, 39% para a manteiga, 49% para o leite em pó desnatado, 18% para o queijo e 31% para o leite, do lado do consumidor o preço do leite e derivados só diminuiu em cerca de 2%.
Continue a ler esta notícia

Relacionados