Deputados querem travar o mar na Foz do Arelho - TVI

Deputados querem travar o mar na Foz do Arelho

Praia da Foz do Arelho

Lagoa de Óbidos aguarda, há anos, a concretização de obras de dragagem

Os deputados do PSD de Leiria exigiram, esta terça-feira, que o Instituto da Água intervenha urgentemente na Foz do Arelho, Caldas da Rainha, à semelhança do que foi feito na Costa da Caparica, para travar o avanço do mar, informa a Lusa.

«Lançamos o desafio público para que o Governo proceda com urgência como procedeu com a Costa da Caparica porque entendemos que o que está em causa justifica», disseram aos jornalistas os deputados Feliciano Barreiras Duarte e Ofélia Moleiro, após uma visita à praia da Foz do Arelho.

Desde Dezembro que o avanço do mar e da Lagoa de Óbidos tem levado ao desaparecimento da praia, o que levou a câmara de Caldas da Rainha a alertar o Instituto da Água (INAG) para o problema, pedindo que seja efectuada uma dragagem para repor o areal.

INAG tomará decisões em Maio

O canal que liga a Lagoa de Óbidos ao mar, também conhecido por aberta, deslocou-se para a margem Norte, na zona da praia da Foz do Arelho, reduzindo o areal para menos de metade.

Os deputados vão entregar até ao final da semana um requerimento na Assembleia da República a pedir ao Governo uma intervenção.

Após uma reunião com os deputados, o presidente da câmara, Fernando Costa (PSD), que tem vindo a exigir uma intervenção urgente do INAG, revelou que este organismo garantiu que «em Maio tomará decisões para reorientar a aberta e repor parte das areias na margem Norte», em função do estado em que fique a praia com as marés vivas previstas para essa altura.

Sacos de plástico com areia já não são solução

Se nada for feito para repor o areal, o autarca sensibilizou alertou para o facto de que «a economia local que está em crise sofrerá ainda mais», uma vez que a redução do espaço da praia afastará os próprios utilizadores.

Segundo a autarquia, a colocação de sacos de plástico com areia, como aconteceu na margem sul da aberta, já não é solução para proteger do avanço da água em algumas habitações construídas praticamente em cima das dunas.

O avanço do mar e da Lagoa de Óbidos está a pôr também em risco um apoio de praia.

A Lagoa de Óbidos comunica com o mar através de um canal, que oscila entre a margem Sul no Bom Sucesso (concelho de Óbidos) e a margem Norte na Foz do Arelho (concelho das Caldas da Rainha).

A Lagoa de Óbidos aguarda, há anos, a concretização de obras de dragagem (pelo INAG) para diminuir o assoreamento.
Continue a ler esta notícia