Candidato ao PSD Santarém admite impugnar eleições distritais. Atual presidente desvaloriza "tempestade num copo de água" - TVI

Candidato ao PSD Santarém admite impugnar eleições distritais. Atual presidente desvaloriza "tempestade num copo de água"

PSD

O atual presidente considera que a potencial impugnação é fruto do "resultado eleitoral expressivo" que o seu projeto teve

A candidatura de Jorge Gaspar à distrital de Santarém do PSD pondera impugnar a eleição deste sábado, alegando que foram enviadas mensagens através de um número oficial do partido a apelar ao voto na lista liderada pelo atual presidente, João Moura.

Contactado pela CNN Portugal, João Moura desvalorizou as acusações de Jorge Gaspar, classificando-as como uma "tempestade num copo de água", uma vez que o regulamento eleitoral do PSD "apenas prevê que durante o ato eleitoral não se possa disseminar panfletos".

O atual presidente do PSD de Santarém garante ainda que o envio de mensagens com apelo ao voto no dia de eleições é uma prática comum e que a potencial impugnação da eleição é fruto do "resultado eleitoral expressivo" que o seu projeto teve.

Jorge Gaspar disse à CNN Portugal que o envio dos SMS, sobretudo a militantes da concelhia de Santarém, apelando ao voto na Lista A “em todos os boletins”, “coloca em causa o bom nome do partido”, o qual constitui “a razão fundamental” da sua candidatura.

“Não estão reunidas as condições para assegurar a normalidade institucional do ato eleitoral”, disse, adiantando que a situação foi comunicada à presidente da Mesa da Assembleia Distrital, Isaura Morais.

A mensagem afirma: “As votações já começaram! Somos LISTA A em todos os boletins. Em Santarém estamos juntos por um PSD forte no concelho e no distrito. Morada da sede [link]. Votação até às 20h. Esperamos por si.”

Contactada pela Lusa, Isaura Morais, recandidata ao lugar na lista de João Moura, disse que, pelo que foi apurado após a queixa apresentada por Jorge Gaspar, as mensagens foram enviadas a partir de uma plataforma particular da candidatura e não de um número oficial do partido.

Isaura Morais afirmou que, ou pelo “número limitado de carateres ou por lapso”, surge apenas a indicação “PSD” sem a identificação da candidatura, como deveria acontecer.

“Da informação que recolhi, não vejo fundamentação para uma impugnação, mas se ela for apresentada, será avaliada pela Jurisdição do partido”, declarou, assegurando estar “serena”.

Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE