BES e Brisa impulsionam bolsa a meio da sessão - TVI

BES e Brisa impulsionam bolsa a meio da sessão

bolsa

EDP, REN e BCP impedem maiores subidas

Relacionados
A bolsa nacional segue a negociar em alta pela quinta sessão consecutiva, com a Brisa e o BES em claro destaque. Sonae Indústria dispara mais de 5%.

A nível doméstico, o índice PSI20 avança 0,45 por cento para os 6.055,96 pontos, com 17 das 20 empresas cotadas a valorizarem.

Lá por fora, na Europa, as bolsas seguem a negociar em alta depois dos ministros das Finanças dos países que fazem parte do G20 terem deixado a promessa de combater a crise económica. Os ganhos variam já entre 0,86% de Frankfurt e os 1,8% de Paris. A comandar as subidas está o sector financeiro, depois do Barclays ter anunciado que teve um «forte início de ano».

Acções do BES estiveram suspensas

Em Lisboa, o destaque vai para o BES que soma 2,05% para os 5,70 euros. Os títulos do banco estiveram suspensos esta manhã, antes do anúncio das condições do aumento de capital. No entanto, as acções do banco já voltaram a negociação.

Recorde-se que o banco revelou esta manhã que o seu Conselho de Administração propôs aos seus accionistas, em Assembleia-geral, um aumento de capital através de entradas em dinheiro em até 666 milhões de euros, com um preço de subscrição de 1,80 euros por acção.

Ainda na banca, o BPI trepa 1,67% para os 1,51 euros mas o BCP contraria ao cair 1,7% para os 0,63 euros.

Destaque para a Brisa que avança 2,48% para os 4,66 euros, depois de ter sido noticiado que a concessionária portuguesa é a «opção mais clara» para integrar a estrutura accionista da Abertis, que está aberta à entrada de um novo sócio, que traga activos em troca de capital.

Quem também está a disparar é a Sonae Indústria que escala 5,01% para 1,36 euros. Os especialistas explicam que na base desta subida está uma possível recuperação económica em meados de 2009.

PT deve cortar dividendo em 22%

Do lado das telecomunicações, a Sonaecom leva a melhor ao trepar 1,42% para os 1,21 euros. Também a Zon Multimédia avança 0,24% para os 3,74 euros e a Portugal Telecom (PT) ganha 0,2% para os 5,82 euros. O banco suíço UBS disse esta segunda-feira que espera que a operadora liderada por Zeinal Bava baixe em 22% para 0,45 euros por acção o dividendo a pagar este ano.

Na energia, a EDP Renováveis valoriza 1,2% para os 5,86 euros e a Galp soma 0,24% para os 8,74 euros, apesar dos preços do petróleo estarem a perder cerca de 2 dólares nos mercados internacionais. Recorde-se que a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) decidiu este domingo manter as quotas de produção até 28 de Maio, contra as expectativas do mercado.

A impedir a bolsa de maiores ganhos está a EDP que recua 0,5% para os 1,54 euros e a REN que tomba 0,7% para os 3,09 euros.

Nos Estados Unidos, os mercados seguem com tendência mista, depois do presidente da Reserva Federal norte-americana (fed), Ben Bernanke, ter afirmado que a recessão pode terminar ainda este ano. O Dow Jones sobe 1,19% mas o índice tecnológico, Nasdaq, perde 1,09%.
Continue a ler esta notícia

Relacionados