Proença de Carvalho: conheça o novo «homem forte» da PTM - TVI

Proença de Carvalho: conheça o novo «homem forte» da PTM

Cisão PT/PTM: Mais escolha para os consumidores

Daniel Proença de Carvalho é o novo chairman da PT Multimédia. Conheça o perfil do homem que já fez quase tudo na vida.

Nasceu na Soalheira, concelho do Fundão, em 15 de Setembro de 1941 e licenciou-se em Direito pela Universidade de Coimbra em 1965, tendo iniciado a sua vida profissional como Magistrado do Ministério Público e Inspector da Polícia Judiciária.

Em 1968 abandonou a função pública, passando desde então a dedicar-se à advocacia, actividade que exerce actualmente.

Ao longo dos anos desempenhou vários cargos de relevo na vida social e política do País. Em 1976/77 foi director do «Jornal Novo» e membro do Conselho de Imprensa em representação dos directores dos jornais diários.

Em 1978/79 foi ministro da Comunicação Social no IV Governo Constitucional, que foi liderado por Mota Pinto.

No ano seguinte e até 1983, assumiu a presidência da Rádio Televisão Portuguesa (RTP).

Dois anos mais tarde, em 1985/86 foi director político da campanha de Diogo Freitas do Amaral às eleições presidenciais. Pela mesma altura (1986/87) foi vice-presidente da Fundação Portugal Séc. XXI e meses depois (em 1998) fundou o «Movimento Portugal Único», que também dirigiu.

Em meados da década passada (1995) assumiu a presidência da Assembleia-geral do Automóvel Clube de Portugal (ACP), cargo que só viria a abandonar em 2001.

Foi ainda membro do Conselho Consultivo Geral da Fundação Calouste Gulbenkian.

Actualmente desempenha ainda vários cargos: é presidente do Conselho de Curadores da Fundação «D. Anna de Sommer Champalimaud e Dr. Carlos Montez Champalimaud», é presidente do Conselho de Administração da Fundação Vieira da Silva, director do Círculo Voltaire, presidente da Assembleia Geral da Liga de Amigos da Casa Museu João Soares, membro do Conselho de Curadores da Fundação Batalha de Aljubarrota, membro do Conselho Consultivo da Fundação Renascer e presidente do Conselho Consultivo da sociedade de Capital de Risco «Explorer Investments Sociedade de Capital de Risco».

A estas funções acumula a presidência da Assembleia-geral de várias sociedades, de que se destacam a Portugália Administração de Patrimónios, a Mague, a Almonda, a Renova, a Panatlântica, a Vista Alegre Atlantis (VAA), a Mota-Engil, a Celulose do Caima, a Edifer Investimentos e a Socitrel.

Proença de Carvalho publicou também já vários livros: «O Processo de António Champalimaud», «Cinco Casos de Injustiça Revolucionária», «Justiça e Política: Um Caso Exemplar» e «O Processo Leonor Beleza».
Continue a ler esta notícia