Com 1184 km percorridos, estas Oficinas irão marcar presença nos restantes distritos e regiões autónomas até ao final de Janeiro.

Inicia-se agora um segundo momento deste projecto, com o início das inscrições durante o mês de Dezembro, para o SAPO Challenge, a fase on-line que será decisiva para a atribuição das 10 Escolas do Futuro.

«Tendo as Oficinas consubstanciado uma etapa de aprendizagem e aquisição de competências, vai-se agora, como já aconteceu na primeira edição, colocar à prova os conhecimentos adquiridos pelos alunos. Desta vez, o desafio vai estar na produção de conteúdos originais e em português», diz a PT em comunicado.

A metodologia do concurso baseia-se primeiro numa plataforma on-line utilizando os recursos sedeados no Portal Sapo, onde através de desafios semanais se estimula a pesquisa na internet, para que depois os alunos, sempre apoiados por um professor, utilizem estes conteúdos na criação de um trabalho multimédia (homepage/blog).

A segunda parte do SAPO Challenge será a grande final televisiva. As dez melhores equipas da fase on-line conquistam a Escola do Futuro para as suas Escolas e qualificam-se para a fase final, que será disputada num programa televisivo, na RTP. A equipa vencedora viverá uma experiência educativa inesquecível no mundo da criação digital, nos Estados Unidos.