TDT: o que precisa de saber para a ter - TVI

TDT: o que precisa de saber para a ter

TDT

Televisão Digital Terrestre chega esta quarta-feira

Relacionados
A Televisão Digital Terrestre (TDT) chega a Portugal esta quarta-feira através da Portugal Telecom. Este será o primeiro passo para o cumprimento do prazo estabelecido pela Comissão Europeia, que obrigou os Estados-Membros a fazerem o switch off até 2012. Confuso? A Agência Financeira passa a explicar.

Esta tecnologia vai permitir difundir conteúdos através de sinal digital, que terá de substituir a actual teledifusão analógica até 2012, altura em que este sinal será «desligado» (daí o termo switch off). Cumprindo e até antecipando esta meta, a PT promete uma «cobertura total até final de 2010», conforme adiantou fonte da empresa.

Na prática, trata-se de «alterar o formato da emissão dos canais nacionais para o digital». «Quem não tiver uma subscrição continua a ter só quatro canais, mas tem melhor som e imagem e tem funcionalidades que até aqui eram exclusivamente pagas», explicou a mesma fonte, exemplificando com a gravação de conteúdos e com a existência de um guia de TV.

«TDT está desactualizada»

TDT: emissão começa quarta-feira

Para quem tem uma subscrição, a PT promete as mesmas melhorias na qualidade do som e da imagem, assim como o fim dos problemas de recepção que ainda persistem em algumas zonas do país.

E por falar em zonas, saiba que a partir desta quarta-feira serão «mais de dez» as localidades que terão acesso à TDT, «espalhadas por todo o território continental e ilhas» ainda que a empresa não especifique quais até à apresentação oficial do serviço. «Até final de 2009, 80 por cento da população terá a TDT disponível», garantiu.

A questão que se coloca é, afinal, o que precisa de fazer para ter a TDT? Primeiro é necessário que o local onde reside tenha acesso ao sinal. Se assim for, pode adquirir um televisor já com o descodificador incorporado, que já se encontra à venda nas lojas de electrónica convencionais, com um símbolo de compatibilidade (que pode ver na imagem) para ajudar o consumidor a identificá-lo.

Isto se estiver a pensar comprar um televisor, «porque se já o tiver não necessita disso». «Tudo o que tem de fazer é comprar uma caixa descodificadora e ligá-la à TV que já tem. Essa caixa é compatível com qualquer televisor e também já está à venda», afirmou, sem, no entanto, especificar o preço: «Tudo depende de como evoluir o mercado.»
Continue a ler esta notícia

Relacionados