Fraldas reutilizáveis evitam oito quilos de lixo por bebé - TVI

Fraldas reutilizáveis evitam oito quilos de lixo por bebé

(Arquivo)

Fraldas de pano permitem poupar cerca de 500 euros

Relacionados
A opção por fraldas reutilizáveis em vez das descartáveis evita a produção de oito quilos de resíduos por semana e por bebé, ou uma média de uma tonelada de resíduos em dois anos e meio, segundo a Quercus.

Numa informação divulgada esta terça-feira, a associação ambientalista salienta que, como nascem cerca de 100 mil bebés por ano em Portugal, a redução de resíduos relacionados com as fraldas seria de 100 mil toneladas a cada dois anos e meio, período em que a criança necessita usar fralda, ou 40 mil toneladas anuais.

As fraldas descartáveis correspondem a cerca de cinco por cento dos Resíduos Sólidos Urbanos encaminhados para aterro ou incineração. Em Portugal, não existe reciclagem para este tipo de produto.



A utilização das fraldas «tradicionais», de pano, permite ainda uma poupança de cerca de 500 euros por bebé.

Em 2009, a associação iniciou uma campanha de promoção de utilização de fraldas reutilizáveis e efectuou uma análise a marcas disponíveis no mercado nacional, uma experiência que se prolongou por três meses.

Entre os resultados obtidos está também a constatação de que as fraldas de pano podem ser lavadas na máquina juntamente com a restante roupa, a temperaturas baixas, a secagem pode ser feita ao ar e suportam cerca de 800 lavagens.

A Quercus refere ainda outras vantagens das fraldas reutilizáveis, como a «saúde do bebé, uma vez que previnem o aparecimento de alergias e dermatites na zona de contacto com a pele».
Continue a ler esta notícia

Relacionados