Hugo Vieira: o goleador português da época mora na Sérvia - TVI

Hugo Vieira: o goleador português da época mora na Sérvia

Hugo Vieira no Estrela Vermelha

Mais golos e melhor média do que Cristiano Ronaldo, nos jogos do campeonato. Já é a melhor temporada da carreira ao mais alto nível

Ano após ano, sobretudo desde que assinou pelo Real Madrid, Cristiano Ronaldo habituou-se a comandar todos os tops de goleadores entre os portugueses que jogam fora do seu país. Como se estivesse num mundo à parte, Ronaldo não dava qualquer hipótese à concorrência, fosse qual fosse o campeonato em que militavam.

Desta feita, pelo menos para já, o cenário é diferente. Cresce na Sérvia um novo fenómeno goleador luso. Com as devidas diferenças para Ronaldo, claro está, mas também ele a superar marcas. No caso, as suas.

Falamos de Hugo Vieira, que vive a melhor época da carreira ao mais alto nível. Nunca antes tinha marcado 13 golos no mesmo campeonato, desde que chegou ao Gil Vicente, em 2009, com o clube de Barcelos na II Liga.

A melhor marca, até então, tinha sido conseguida em 2010/11, ano de subida dos gilistas à Liga, com 11 golos. O hat-trick no último fim de semana permitiu passar esse recorde e, ao mesmo tempo, encabeçar a tabela dos melhores marcadores da Liga sérvia. Porventura Vieira estaria a par desses dados. Talvez não soubesse, contudo, que passava a ser, também, o melhor marcador português no estrangeiro.

Para esta conclusão, subinhe-se, o Maisfutebol contabilizou apenas os jogos dos respetivos campeonatos, englobando as I Divisões Europeias e as II Divisões das chamadas «Big-5» (Inglaterra, Espanha, Itália, Alemanha e França). Competições paralelas como a Taça ou as provas europeias ficaram de fora por aumentarem ou diminuírem o leque de jogos consoante os casos.

Vieira marcou 13 golos em 19 jogos da Liga sérvia, ao passo que Ronaldo soma 10 em 15 jornadas. O avançado do Estrela Vermelha tem, por isso, também uma média de golos por jogo superior (0,68 contra 0,67). Apenas perde no global, pois Ronaldo já tem 11 golos na Liga dos Campeões o que lhe dá uma média de 1 golo por jogo (21 em 21). Vieira só joga para o campeonato.

Conhecendo o apetite goleador do CR7 é muito provável que, no final da época, feitas as contas, os números sejam diferentes...Mas só esperando para ver.

Em setembro último, em entrevista ao nosso jornal, Hugo Vieira dava conta do momento que vivia, depois de ter marcado dois golos do dérbi de Belgrado com o Partizan. «Aqui eu fui ‘a’ contratação. É diferente. Não vim para ser mais um, vim para ser ‘o’ jogador», afirmou, na altura. E está a corresponder em campo. 

Na mesma entrevista, de resto, Hugo Vieira dizia que a seleção, tema que começa agora a ser abordado, não era uma prioridade: «Existem tantos portugueses…O que é que posso dizer? Isso não depende de mim. O que depende é jogar marcar, jogar bem. (...).  Mas ele [Fernando Santos] está numa posição difícil. Chame quem chamar será sempre criticado. É uma posição injusta. E para mim também é complicado, tudo o que eu disser pode ser mal interpretado. Neste momento, a seleção não é uma prioridade.»



Os portugueses com mais golos nos campeonatos da Europa:

1. Hugo Vieira (Estrela Vermelha, SER), 13 golos
2. Cristiano Ronaldo (Real Madrid, ESP), 10 golos
3. Nani (Fenerbahce, TUR), 6 golos
4. Rui Miguel (FC Zimbru, MOL), 6 golos
5. Flávio Paixão (Slask Wroclaw, POL), 5 golos
6. Lucas João (Sheffield-II Liga, ING), 5 golos
7. Orlando Sá (Reading-II Liga, ING), 5 golos
8. Danny (Zenit, RUS), 4 golos
9. Carlitos (Sion, RUS), 4 golos
10. Nuno Assis (Omonia, CHIP), 4 golos
11. Nelson Oliveira (Sheffield-II Liga, ING), 4 golos
12. Bernardo Silva (Mónaco, FRA), 3 golos
13. Pelé (Anorthosis, CHI), 3 golos
14. Hélder Barbosa (AEK, GRE), 3 golos
15. Filipe Oliveira (Videoton, HUN), 3 golos
16. Arsénio (Litex, BUL), 3 golos
17. Guilherme Ramos (Vidir, ISL), 3 golos
18. David Caiado (Ponferradina-II Liga, ESP), 2 golos
19. Fábio Coentrão (Mónaco, FRA), 2 golos
20. Ricardo Quaresma (Besiktas, TUR), 2 golos
21. Miguel Veloso (Dinamo Kiev, UCR), 2 golos
22. Hugo Almeida (Anzhi, RUS), 2 golos
23. Miguel Vítor (PAOK, GRE), 2 golos
24. Diogo Viana (Litex, BUL), 2 golos
25. Marco Matias (Sheffield-II Liga, ING), 2 golos
26. Ricardo Fernandes (DOXA, CHI), 2 golos
27. Jorge Monteiro (AEK Larnaca, CHI), 2 golos

Nani e o estranho caso de Rui Miguel na Moldávia

Depois de Hugo Vieira e Cristiano Ronaldo o fosso é ainda significativo para os demais goleadores portugueses. Tanto que o terceiro lugar na hierarquia é dividido entre Nani, do Fenerbahce, e Rui Miguel, do Zimbru Chisinau, da Moldávia. Ambos têm seis golos esta época, mas o caso do antigo médio de V. Guimarães e Paços de Ferreira é curioso: foram todos conseguidos em apenas três jogos, no mês de setembro. Esse ponto, coloca, de resto, Rui Miguel como o português com melhor média das Ligas europeias: 2 golos por jogo.



Segue-se um trio com cinco golos. Flávio Paixão e Orlando Sá, emigrantes de longa data, são presença habitual nestes rankings. O terceiro cliente é Lucas João, que tal como Sá milita no segundo escalão inglês, onde também está Nelson Oliveira, que tem quatro golos.

Curiosamente, dos três, o único que não foi chamado à seleção por Fernando Santos foi Orlando Sá, mas é do avançado do Reading a melhor média: cinco golos em 17 jogos. Lucas João precisou de 19 e Nelson Oliveira soma apenas 14, mas também só quatro golos.

Além de Oliveira, há mais três situações de jogadores com quatro golos. O internacional Danny, em 17 jogos pelo Zenit; e os já veteranos Carlitos (17 jogos pelo Sion) e Nuno Assis (14 jogos pelo Omonia Nicósia).

As dez melhores médias de golo por jogo dos portugueses na Europa:

1. Rui Miguel (FC Zimbru, MOL), 2 GPJ
2. Hugo Vieira (Estrela Vermelha, SER), 0,68 GPJ
3. Cristiano Ronaldo (Real Madrid, ESP), 0,67 GPJ
4. Nani (Fenerbahce, TUR), 0,43 GPJ
5. David Caiado (Ponferradina-II Liga, ESP), 0,40 GPJ
6. Pelé (Anorthonis, CHI), 0,30 GPJ
7. Orlando Sá (Reading-II Liga, ING), 0,29 GPJ
8. Nuno Assis (Omonia, CHIP), 0,28 GPJ
9. Nélson Oliveira (Sheffield-II Liga, ING), 0,28 GPJ
10. Lucas João (Sheffield-II Liga, ING), 0.26 GPJ

Onde anda Éder?

O dado, porventura, mais preocupante desta análise é mesmo a ausência de Éder. O avançado que nos últimos tempos tem sido o titular da seleção nacional, embora de forma intermitente, continua à procura do primeiro golo na Liga inglesa.



O antigo jogador do Sp. Braga está a ter um arranque de temporada difícil no Swansea, que o contratou no último verão. Não é apenas no campeonato que segue em branco. Jogou ainda na Taça da Liga e em três compromissos pela seleção nacional: não marcou em nenhum deles.

Feitas as contas, nesta altura, Éder soma 17 jogos (559 minutos) sem marcar qualquer golo. A última vez que festejou foi a 31 de maio, na final da Taça de Portugal, ainda com a camisola do Sp. Braga.

Na última época, Éder esteve perto dos melhores números na carreira. Terminou a temporada com 14 golos apontados, a dois do melhor registo de sempre, conseguido em 2012/13, quando chegou a Braga.
Continue a ler esta notícia