Aborto: Edite Estrela compra quadro - TVI

Aborto: Edite Estrela compra quadro

  • Portugal Diário
  • 13 jan 2007, 10:56

Num leilão do Movimento Cidadania e Responsabilidade pelo Sim

A eurodeputada Edite Estrela arrematou um quadro de Graça Morais por 4.150 euros, num leilão do Movimento Cidadania e Responsabilidade pelo Sim, realizado em Lisboa.

Um quadro de Paula Rego foi também ambicionado por muitos dos presentes mas acabou por ser arrematado por um anónimo, por 5.300 euros. Os dois quadros desenvolvem temáticas relacionadas com a mulher e a maternidade, e faziam parte do lote de obras a leiloar para angariar fundos para apoiar uma resposta favorável à interrupção voluntária da gravidez, no referendo agendado para 11 de Fevereiro.

A campanha do Movimento Cidadania e Responsabilidade pelo Sim está orçada em 246,710 euros.

Para além de quadros de Paula Rego e Graça Morais, foram leiloados obras de dezenas de outros artistas, de Carlos Botelho a Maria Keil, de Teresa Dias Coelho a Cutileiro.

Graça de Morais estava presente no leilão tendo comentado à agência Lusa que «não é obrigatório os artistas participarem». «Eu, como mulher, tenho a obrigação de lutar pelo sim e estar ao lado desta causa», sublinhou.

«Desta vez o País não pode continuar a penalizar as mulheres, é uma vergonha» afirmou a pintora, que defende esta causa porque acredita que as mulheres «têm que ser tratadas como pessoas dignas».

O número de pessoas presentes no jantar ultrapassou o limite esperado, atingindo o meio milhar de pessoas de «todas as categorias profissionais, sociais e religiosas», segundo Ana Sara Brito, uma das mandatárias do Movimento.

Apesar do leilão ter começado sexta-feira à noite prolongou-se pela madrugada de sábado. O leilão teve também um momento de humor, onde foi possível regatear na «praça», um cartão de crédito e um chapéu para refrescar ideias.
Continue a ler esta notícia