Alemanha aumenta idade de reforma para 67 anos - TVI

Alemanha aumenta idade de reforma para 67 anos

Angela Merkel, chanceler alemã

Medida foi rejeitada por Portugal apesar de o nosso país ter défice muito maior para combater

Relacionados
A Alemanha vai tomar uma medida que Portugal já rejeitou: aumentar a idade da reforma de 65 para 67 anos de idade. A Câmara Baixa do Parlamento alemão aprovou a medida, que pretende responder ao envelhecimento da população e ao crescente do peso das pensões nas despesas.

Mas não é a única. Grécia, Espanha, Dinamarca e outros países apostam em acções semelhantes para conter os gastos da Segurança Social.

No caso da Alemanha, a medida consta já da actualização do Programa de Estabilidade e Crescimento (PEC) para o período 2010-2013, entretanto entregue a Bruxelas.

Mas o caso alemão nem é dos mais graves. O défice público do país ficou em 3,3% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2009 e deverá subir para 5,5% este ano. Embora o valor esteja acima do tecto do Pacto de Estabilidade e Crescimento, está longe de ser dos mais elevados da Europa. Outros países têm cortes bem mais profundos para efectuar, como a Grécia, cujo défice terá ficado perto dos 13% em 2009, ou até mesmo Portugal, cujo défice do ano passado se estima em 9,3% do PIB.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

Mais Vistos

EM DESTAQUE