Opel recebe garantia de 300 milhões do governo britânico - TVI

Opel recebe garantia de 300 milhões do governo britânico

Opel Astra

Grupo espera conseguir acordos rapidamente com outros governos europeus

Relacionados
O grupo Opel/Vauxhall chegou a acordo com o governo britânico para uma garantia de empréstimo de 300 milhões de euros, o que permite à marca alemã continuar com as suas operações no Reino Unido e no resto da Europa, avança a Lusa.

Em comunicado, a empresa afirma que o acordo «é um progresso significativo para a implementação do plano de viabilidade».

Nick Reilly, presidente executivo da empresa, acrescentou que a garantia dada pelo Reino Unido faz com que as negociações com outros governos europeus estejam também mais perto de uma conclusão positiva para a viabilidade da Opel.

Segundo Nick Reilly, a empresa necessita de 3,3 mil milhões de euros para continuar, sendo que parte desse montante será injetado pela General Motors, casa-mãe da Opel. Já o restante, cerca de 2,7 mil milhões de euros, a Opel pretende conseguir junto de governos europeus.

A marca chegou também a acordo com os sindicatos da sua fábrica em Saragoça, Espanha, que aceitou o plano de reestruturação em que está prevista a supressão de 900 postos de trabalho. O acordo, que necessita de ser ratificado, é, para a empresa, «um exemplo de responsabilidade social» dos sindicatos.

A empresa apresentou em Fevereiro um plano de reestruturação que compreende um investimento de 11 mil milhões de euros nos próximos cinco anos. Para alcançar os objetivos pretendidos, a Opel anunciou que, até 2014, vai prescindir de 8.300 trabalhadores na Europa.

Reilly disse que o plano de reestruturação vai deixar a companhia mais rentável, auto-sustentável e forte para um período longo. «O plano vai manter a base de produção na Europa. É bom para a Europa, bom para nossos empregados e bom para os clientes. Para isso, nós esperamos receber o apoio dos nossos funcionários», disse. Segundo as previsões da Opel/Vauxhall, a empresa deve voltar a lucrar em 2012, com a venda de 13,4 milhões de carros na Europa Ocidental.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

EM DESTAQUE