Fede Ferrara: ‘tifoso’ da Juventus apaixonado pelo Dragão - TVI

Fede Ferrara: ‘tifoso’ da Juventus apaixonado pelo Dragão

Federico Ferrara

Reportagem-Maisfutebol: comunidade italiana na cidade do Porto vai estar no duelo entre os dragões e a Vecchia Signora. Nem todos estão do lado transalpino

Relacionados

A comunidade italiana de estudantes Erasmus já ultrapassa o meio milhar na cidade do Porto. Nas mais distintas licenciaturas.

O Maisfutebol conheceu Federico Ferrara, antigo futebolista do AC Milan e a cursar Medicina Dentária na Universidade Fernando Pessoa.

Apesar de ter jogado no emblema rossonero e de ser um puro-sangue siciliano, Federico é assumido tifoso da Juventus e não vai falhar na quarta-feira o reencontro ao vivo com o clube do coração.

«Claro, mamma mia. Sou adepto da Juve e vou estar no Dragão. Só tenho pena de não poder ver o Gigi Buffon ao vivo», lamenta Fede Ferrara ao nosso jornal, a poucos dias desse ansiado FC Porto-Juventus.

E expetativas para o duelo? «A Juventus tem uma equipa forte, mas tenho visto o FC Porto a jogar e tenho gostado muito. Vai ser equilibrado. Adoro o Estádio do Dragão, é lindo, maravilhoso, dos estádios mais bonitos que vi até hoje.»

Fede Ferrara nos tempos do Messina

Federico Ferrara - na foto de capa ao lado do eterno Gianni Rivera - está há ano e meio no Porto e já foi duas vezes ao Dragão. «E o Porto nunca ganhou (risos). Estive na derrota contra o Borussia Dortmund (0-1) e no empate 1-1 frente ao Benfica. Acho que vou dar sorte à minha Juventus.»

Com Federico estão Mirko Meazza e Giuseppe Mellace. Mirko é de Milão, adepto visceral do Inter e jogou nas camadas jovens do Brescia. Ou quase.

Um italiano vero, como diria Toto Cutugno.

«Parti um pé no primeiro treino. A minha carreira futebolística morreu aí. Mas estou disponível para jogar aqui em Portugal. Só me têm de pagar a gasolina», diz este candidato a dentista, 21 anos e antigo atleta de três pequenos emblemas dos arredores de Milão: Victor Calcio, AC Mazzo 80 e FC Rhodense.

E já que se falava do Inter, lá veio à baila o nome de João Mário. «Peço desculpa, pois sei que o vosso jornal é português, mas tenho de dizer isto. Onde anda o João Mário do Sporting e da seleção de Portugal? Estou muito desiludido com ele. Os jogadores chegam ao Inter e perdem o desejo de jogar. Não entendo.»

Mirko muda de tom ao falar de José Mourinho. «É o nosso deus! 45 anos depois deu-nos aquilo com que todos sonhávamos.»

Ao grupo junta-se Giuseppe Mellace. Nascido em Catanzaro, a cidade dos dois mares, na Calabria, e atleta federado de futsal durante vários anos. É adepto da AS Roma. «Gosto muito do Porto, lá estaremos de azul e branco.»

 

Comunidade italiana no Porto gosta de surfar

Fede Ferrara, o único bianconero do trio, não gosta da provocação. E reage com o domínio incontestado da Juventus nos últimos anos em Itália.

«O segredo da Juventus é a mentalidade. É a pressão constante. O clube é obcecado por vitórias e tem uma equipa sólida, estável, joga junta há vários anos.»

Federico elogia o trio BBC. «Barzagli, Bonucci, Chiellini. Se eles jogarem no Dragão, acho que o FC Porto nem um golo marca.»

E Alex Sandro, o lateral brasileiro que trocou o FC Porto pela Juventus em 2015?

«Está muito bem. É muito ofensivo, muito alegre dentro de campo. Gosto muito dele.»

FC Porto-Juventus no Dragão, muitos italianos na bancada, nem todos ao lado da Vecchia Signora.

Continue a ler esta notícia

Relacionados