«O reggae não é música de verão, é música para o ano inteiro» - TVI

«O reggae não é música de verão, é música para o ano inteiro»

Richie Campbell falou sobre a música reggae em Portugal e prometeu ajudar a dinamizar o movimento no nosso país

Relacionados
Richie Campbell é uma das caras do cada vez mais emergente movimento de música reggae em Portugal. Numa altura em que lança o novo álbum, «Focused», o músico de 26 anos acredita que este estilo musical tem potencial para continuar a crescer no nosso país.

«Estou confiante com o panorama do reggae nacional. Do ponto de vista de mercado, as pessoas gostam de reggae em Portugal, há uma apetência gigante para o reggae», contou Richie ao IOL Música.

Depois de, nos últimos anos, ter sido presença assídua no palco dedicado ao reggae no festival Sudoeste, e de, em 2011, esgotar a lotação do Campo Pequeno com um concerto conjunto com o italiano Alborosie, o músico lembrou que «há festivais direcionados unicamente para o reggae» e que «as pessoas gostam de ir ver [os concertos]».

VÍDEO: Richie Campbell - reggae português com um pé na Jamaica

Apesar de reconhecer a «falta de qualidade na oferta» e o «pouco profissionalismo» que por vezes descredibiliza o movimento, Richie chamou a atenção para algumas vitórias que começam a mostrar os novos valores do reggae nacional.

«Tens soundsystems de reggae - que, para quem não sabe, são coletivos de DJs, uma coisa muito típica do reggae - que no último mês ganharam competições a nível europeu.»

Para Richie Campbell, outro dos triunfos é a cada vez maior abertura dos media portugueses ao reggae. «Eu sou um artista de reggae e estou aqui a dar uma entrevista e tenho aqui um símbolo de uma marca conhecidíssima (TVI). Isso, para nós, para qualquer pessoa do reggae, há cinco anos era uma coisa impensável», explicou.

VÍDEO: Richie Campbell - reggae português com um pé na Jamaica

Para o próximo ano, Richie começou já a pensar em novos projetos «para fazer o movimento crescer». Tudo para tornar o reggae em Portugal mais do que apenas uma «música de verão».

«Estou feliz com o que tenho visto e acho que tenho um papel importante nisso e vou continuar a promover o reggae nacional. Estou constantemente a dizer que o reggae não é música de verão, é música para o ano inteiro.»
Continue a ler esta notícia

Relacionados