Portugueses viajam menos em transportes fluviais - TVI

Portugueses viajam menos em transportes fluviais

Cacilheiro

O tráfego de passageiros e de veículos nas carreiras fluviais nacionais, durante o primeiro trimestre de 2004, caiu 5% e 5,2%, respectivamente.

Pelo contrário, nas carreiras internacionais de passageiros e de veículos, deu-se um forte crescimento, de 19,9% e de 26%, respectivamente.

Segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), o tráfego nacional nas vias fluviais registou um movimento de cerca de 8 milhões de passageiros, tendo-se verificado quedas no Rio Tejo, Rio Sado e Ria de Aveiro (de 4,8%, 8,2% e 33,4%, respectivamente).

Este andamento foi determinado sobretudo pela evolução registada no Rio Tejo, que significou 95% do movimento registado nestas três vias fluviais, onde apenas a ligação Terreiro do Paço ¿ Montijo registou um aumento de 5,2%. De registar a redução do movimento de passageiros na carreira Cais do Sodré ¿ Cacilhas, de 7,7%.

A travessia do Rio Sado manteve-se como a segunda mais importante relativamente ao tráfego

de passageiros, apesar da forte redução observada, de 8,2%.

Relativamente à Ria de Aveiro, de assinalar as descidas nas duas ligações existentes, com destaque para o decréscimo ocorrido na carreira S. Jacinto - Aveiro, que apresentou uma redução de 63%, «a que não será alheia a redução verificada na frequência das ligações», refere o INE. A travessia da Ria Formosa teve uma expressão mais reduzida, tendo-se observado uma subida homóloga de 3,2%.

Quanto ao movimento de passageiros em carreiras internacionais, de registar o aumento de 30,6% observado na travessia do Rio Minho, com as carreiras Caminha ¿ La Guardia e Cerveira ¿ Goian a registarem significativos acréscimos de 41% e 24,6%, respectivamente, comportamento a que não serão alheias as melhorias observadas nas condições operacionais de exploração.

Neste período, o movimento de veículos em carreiras nacionais diminuiu, registando-se uma quebra de 5,2%. De assinalar o sentido contrário nas variações homólogas travessias do Rio Tejo e do Rio Sado, com um aumento de 10,1% e uma descida de 10,2%, respectivamente.

Considerando o movimento de veículos em carreiras internacionais verificam-se, neste período, aumentos no movimento do Rio Minho nas ligações Caminha ¿ La Guardia e Cerveira ¿ Goian (37,7% e 18,9%, respectivamente para o período homólogo de 2003).

A travessia do Rio Guadiana manteve-se como a menos importante das carreiras internacionais, tendo-se observado no período em análise uma redução de 8,5% do seu movimento.
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