Água: Portugal e Espanha são «exemplo» para o Mundo - TVI

Água: Portugal e Espanha são «exemplo» para o Mundo

Nunes Correia

Ministro português do Ambiente elogia gestão luso-espanhola dos rios comuns

Relacionados
O ministro do Ambiente, Francisco Nunes Correia, considerou esta sexta-feira que os 145 anos de acordos luso-espanhóis sobre a gestão conjunta dos cinco rios internacionais «deram à Europa e ao Mundo um exemplo de cooperação» e de «modernidade», noticia a Lusa.

Num encontro realizado esta sexta-feira no 5º Fórum Mundial da Água, em Istambul, Turquia, que começou no Pavilhão de Portugal e terminou no de Espanha, os ministros do Ambiente dos dois países falaram sobre os acordos «históricos» e sobre a «confiança» no «futuro» no que toca a esta matéria.

Sobre o processo de aplicação da Convenção de Albufeira, que regula a gestão conjunta dos rios comuns a Portugal e Espanha, a ministra espanhola do Meio Ambiente e Meio Rural e Marítimo, Elena Espinosa, recordou os primeiros momentos de «dúvida», que acabaram por ser ultrapassados, até se atingir o actual «clima de confiança».

A ministra lembrou que o documento, subscrito há 11 anos sobre o aproveitamento sustentável das bacias hidrográficas luso-espanholas, ainda não entrou em vigor por falta de ratificação do parlamento espanhol.

Francisco Nunes Correia também referiu esse facto, preferindo no entanto salientar que, apesar de ainda «não ter entrado formalmente em vigor, está a funcionar desde Janeiro».

Durante a Conferência Sobre a Cooperação Luso-Espanhola na Gestão da Água, Francisco Nunes Correia lembrou ainda que a relação ibérica no âmbito dos recursos hídricos começou em 1864: foram «145 anos de cooperação secular de sucesso e exemplo de modernidade», sublinhou.

Também a ministra salientou a importância de gerir conjuntamente as bacias e a «colaboração, confiança e amizade que permitiu a Espanha e Portugal fazer tudo de um modo muito satisfatório».

O Fórum Mundial da Água é o maior encontro mundial sobre a água e decorre este ano em Istambul, Turquia.
Continue a ler esta notícia

Relacionados