Aeroporto do Porto pode crescer até 15 milhões de passageiros por ano - TVI

Aeroporto do Porto pode crescer até 15 milhões de passageiros por ano

Aeroporto Sá Carneiro

O Aeroporto Francisco Sá Carneiro tem actualmente capacidade para movimentar seis milhões de passageiros anuais, o que afasta eventuais constrangimentos infraestruturais nos próximos anos, mas, se for necessário, pode crescer até aos 15 milhões de passageiros por ano, informa a «Agência Lusa».

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Os dados oficiais mais recentes indicam que o Aeroporto do Porto movimentou 3,4 milhões de passageiros e 37 mil toneladas de carga em 2006, o que representa um aumento de 10 por cento nos passageiros e de 34% na carga, relativamente ao ano anterior.

A mais recente versão do plano director do aeroporto, datada de Janeiro, considera que «existe no curto prazo a possibilidade de fazer face a aumentos significativos da procura até se esgotar a capacidade da actual infra-estrutura aeroportuária sem necessidade de investimentos significativos».

Por essa razão, «não se prevêem constrangimentos infraestruturais ao desenvolvimento do aeroporto num horizonte temporal razoável».

O objectivo agora definido é atingir um movimento de cinco milhões de passageiros em 2010, o que ainda se mantém dentro das capacidades actuais do Aeroporto do Porto, cuja pista, com 3.480 metros de comprimento, pode realizar até 20 movimentos por hora.

A actual configuração permite o estacionamento de 35 aviões de passageiros e cinco de carga, estando em início de construção o Centro Logístico de Carga Aérea e em fase de estudo preliminar a construção de um hangar para manutenção de aeronaves.

Para poder atingir seis milhões de passageiros por ano será necessário prolongar o caminho de circulação poente em direcção a norte, o que permitirá aumentar a capacidade de processamento para 29 movimentos por hora.

Esta fase de expansão prevê, no lado nascente do aeroporto, a existência de um projecto imobiliário que inclui hotel, estação de serviço e zona comercial, estando também previsto o aumento da capacidade de estacionamento automóvel.

Mais complicado será o crescimento da capacidade do aeroporto para nove milhões de passageiros anuais, o que implicará o aumento dos lugares para estacionamento de aeronaves.

Como este objectivo não pode ser alcançado com a ampliação da plataforma principal, devido à proximidade com a zona de protecção, e como também se torna necessário aumentar a capacidade da pista, que apenas seria possível com a criação de um caminho de circulação paralelo em todo o seu comprimento, a solução passará pela transladação da actual estrutura e aterragem e descolagem de aviões para poente.

Desta forma, a capacidade cresceria para 40 movimentos por hora, possibilitando também aumentar para 40 as posições de estacionamento de aeronaves de passageiros, passando a actual pista a funcionar como caminho de circulação para a nova estrutura, podendo ainda funcionar como pista de emergência com algumas adaptações de baixo custo.

Nesta fase, além do reforço dos equipamentos no terminal de passageiros, está também prevista a ampliação do Terminal de Bagagem de Partidas.

Mais tarde, um eventual aumento da capacidade do Aeroporto do Porto para 11 milhões de passageiros anuais implicará a existência de 43 posições de estacionamento de aviões, estando também prevista a reformulação das vias de acesso pelo lado nascente, o que será conseguido com uma nova localização das áreas técnicas de apoio e das instalações de catering.

O aumento da capacidade de estacionamento automóvel e da área para rent-a-car está também incluída nesta fase, o que obrigará ainda a uma nova ampliação do Terminal de Bagagem de Partidas.

O actual Terminal de Passageiros do Aeroporto Francisco Sá Carneiro esgota a sua capacidade com um movimento de 11 milhões de passageiros por ano, pelo que será necessária a sua ampliação para atingir a capacidade máxima estimada para este aeroporto na actual localização, que é de 15 milhões de passageiros anuais.

A ampliação do Terminal de Passageiros será conseguida através do seu desenvolvimento para sul, o que permitirá criar novas áreas de partidas e de chegadas e a instalação de mais sete mangas telescópicas.

Esta ampliação implicará uma nova localização para a Torre de Controlo de Tráfego Aéreo.
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