Euro sub-19: Portugal-Irlanda, 4-0 (crónica) - TVI

Euro sub-19: Portugal-Irlanda, 4-0 (crónica)

Portugal sub-19

Gonçalo Ramos brilhou com um «hat-trick»

Relacionados

Portugal apurou-se esta quarta-feira para a final do Europeu de sub-19, ao bater nas «meias» a República da Irlanda, por 4-0. Gonçalo Ramos, avançado de 18 anos, foi a figura da partida, ao anotar três golos.

Depois de ter conquistado o título em 2018, a Seleção Nacional vai assim tentar o «bi», naquela que será a terceira final disputada consecutivamente na competição – em 2017 foi derrotada no jogo decisivo da competição.

Favoritos para esta partida, os comandados de Filipe Ramos desde cedo fizeram por justificar esse estatuto.

Depois de uns primeiros minutos mais tímidos, Portugal soltou-se das amarras dos nervos e encostou completamente a Irlanda às cordas. Ainda que sem grandes oportunidades para alvejar a baliza adversária– com exceção a um remate fortíssimo de Fábio Vieira – o conjunto das quinas foi deixando no ar a hipótese de marcar.

FILME DO JOGO.

E o golo surgiu mesmo: João Mário rodopiou sobre um adversário, sofreu penálti, e Vítor Ferreira não se fez rogado na marca dos 11 metros: bola para um lado, guarda-redes para o outro, e marcador inaugurado com muita classe.

A Irlanda reagiu imediatamente, esteve perto do empate por duas vezes, mas Costinha e Celton Biai aguentaram o barco português.

Passado o susto, chegou o descanso: mais uma vez João Mário no lance, a cruzar para o segundo poste, onde Gonçalo Ramos só teve de desviar para ampliar a vantagem portuguesa, isto a poucos instantes do intervalo.

Tranquilidade para o hat-trick

Com uma almofada de conforto de dois golos, a Seleção Nacional entrou como quis na etapa complementar. Tranquila e com espaço para jogar à vontade, sentia-se que era uma questão de tempo até ao resultado voltar a mexer.

E foi isso mesmo que fez Gonçalo Ramos, com uma bomba aos 59 minutos a fechar o resultado para Portugal. João Mário – quem mais? – fez novamente a assistência para o avançado luso.

Até final os comandados de Filipe Ramos limitaram-se a gerir a vantagem e chegaram ainda ao 4-0, com Gonçalo Ramos a completar o hat-trick nos descontos.

Com uma exibição tranquila, a Seleção Nacional garantiu a terceira presença em três anos na final do Euro sub-19, competição na qual entrou como campeões em título.

Parece fácil, mas não é.

No sábado joga-se a final, às 17h30. Espanha ou França, uma das duas será o último obstáculo de Portugal para tentar ser bi-campeão europeu.

Continue a ler esta notícia

Relacionados