Áustria: o que vale a segunda seleção com mais pontos no apuramento? - TVI

Áustria: o que vale a segunda seleção com mais pontos no apuramento?

Áustria (LUSA)

Há David Alaba, claro, há o reencontro com Marc Janko e há a memória do golo da carreira de Paulinho Santos

Relacionados
A Áustria é teoricamente o adversário mais complicado para Portugal na fase de grupos do Euro 2016, é pelo menos o que parte em melhor posição do ranking FIFA: ocupa a décima posição, apenas três lugares abaixo de Portugal.
 
Para além disso traz outro registo respeitável. Na fase de apuramento para o Europeu, foi a segunda seleção que somou mais pontos: fez 28 pontos em dez jogos, como resultado de nove vitórias e um empate. Só a Inglaterra, com dez vitórias em dez jogos, fez melhor.
 
Mas o que tem afinal esta Áustria?
 
Muito pouco, para além de David Alaba. O lateral esquerdo do Bayern Munique é o atleta mais popular da seleção austríaca, porventura o único verdadeiramente mediático.
 
Para além de David Alaba há, para os portugueses, Marc Janko, ponta de lança que renasceu no Basileia, onde está a fazer uma temporada respeitável.
 
E há depois uma série de jogadores dos campeonatos alemão e inglês que vale a pena respeitar. Nomes como Sebastian Prödl e Januzovic (ambos do Werder Bremen), Christian Fuchs (Schalke 04) e Arnautovic (Stoke City).
 
A orientá-los está o suíço Marcel Koller, treinador de 53 anos, que chegou à Federação Austríaca depois de um bom trabalho no Bochum, da II Liga alemã. Está há cinco anos na seleção, desde 2011, tendo realizado 35 jogos, divididos entre 19 vitória, sete empates e 9 derrotas: tem mais vitórias do que o resto, mas não muito mais, é verdade.
 
Ultimamente tem apresentado a equipa num clássico 4x2x3x1, com Fuchs a lateral esquerdo e Alaba a trinco, no meio campo defensivo. Januzovic veste a camisola 10 e joga solto, no apoio ao ponta de lança Marc Janko, com Arnautovic e Harnik nas alas.
 
Refira-se, de resto, que a Áustria nunca fez um verdadeiro brilharete numa fase final, sendo que o melhor que conseguiu foi o terceiro lugar no Mundial 1954.
 
Esta foi, aliás, a primeira vez que se qualificou para uma fase final de um Europeu ou Mundial no século XXI: esteve no Euro 2008 como co-organizador, sendo que antes disso só participou no Mundial 98, realizado em França.
 
Portugal e Áustria já se defrontaram dez vezes, sendo que a última foi em 1996, num empate (1-1) em Viena, num jogo em que Paulinho Santos fez um grande golo: talvez o melhor golo da carreira, num remate em ângulo depois de passar por dois adversários.
 
Curiosamente no balanço de confrontos a vantagem até é austríaca: três vitórias, contra dois triunfos de Portugal e cinco empates. No entanto a última vitória já data de 1979...
Continue a ler esta notícia

Relacionados