Sub-17 no Euro a pensar no Mundial: «Cada geração faz a sua história» - TVI

Sub-17 no Euro a pensar no Mundial: «Cada geração faz a sua história»

Daniel Rodrigues (créditos: FPF)

Daniel Rodrigues faz parte da pré-convocatória da Seleção Nacional de sub-17 para o Europeu da categoria e admite, caso integre a lista final, que será o momento mais importante da sua ainda curta carreira

Daniel Rodrigues é um dos jovens que está na Cidade do Futebol a preparar a participação da Seleção Nacional de sub-17 no Europeu da categoria, que se realiza na Irlanda, de 3 a 19 de maio.

Em conversa com o Maisfutebol, o médio do Sporting dá conta das expectativas do grupo a poucos dias do começo da competição e assume que, se integrar a convocatória final, será o momento mais importante da sua ainda curta carreira.

«As expectativas do grupo são muito positivas, temos vindo a fazer um excelente trabalho na Cidade do Futebol [casa da FPF] e estamos a prepararmo-nos para chegarmos lá [à Irlanda] e estarmos prontos para o grande desafio», começou por dizer.

«Claro [que será o momento mais importante da carreira], estar num Europeu é muito bom, é excelente, a convocatória ainda não está definida, mas estou a trabalhar para estar nos 20 que vão ao Euro», acrescentou.

Depois do sucesso de 2016, que terminou com a conquista do caneco, a equipa sub-17 das 'quinas' viveu dois anos de seca, já que em 2017 não conseguiu sequer apurar-se e no ano seguinte não passou da fase de grupos.

Apesar disso, Daniel defende que cada geração é diferente e que o sucesso e insucesso das anteriores não pesa: «Cada geração faz a sua história, tem jogadores diferentes, todos com qualidade, mas cada geração tenta e vai fazer a sua história e estou confiante que a nossa consiga fazer muita história.»

E o objetivo, qual é? «Todas as seleções que vamos apanhar são de alta qualidade e o nosso objetivo é passar a fase de grupos, principalmente, e conseguir o apuramento para o Mundial», afirmou.

Daniel Rodrigues é um dos 23 pré-convocados para o Europeu de sub-17

Numa convocatória dominada por Benfica e Sporting, principalmente, o jovem de 17 anos garante que as rivalidades «ficam de parte e que não há grupinhos» e diz ainda que a ascensão mais rápida de jogadores como Pedro Brazão, jovem que já se estreou pelos seniores do Nice, ou Fábio Silva, avançado que já representa os sub-19 do FC Porto, ajuda a equipa orientada por Emílio Peixe.

«É sempre uma ajuda, vêm de um nível mais elevado, podem acrescentar sempre mais ao grupo. E como colegas, vê-los a queimar etapas é um orgulho», adianta.

A representar os sub-17 do Sporting, Daniel faz parte de uma equipa que tem dado cartas em Alcochete e que inclusivamente já viu Joelson Fernandes ser chamado por Keizer aos treinos da equipa principal. O médio admite que a geração leonina de 2002 e 2003 «é boa», mas frisa que agora está apenas focado nos trabalhos da Seleção Nacional.

Nota: as fotografias foram cedidas pela Federação Portuguesa de Futebol.

Continue a ler esta notícia