Ronaldo: falta Pauleta e o pódio Europeu da História - TVI

Ronaldo: falta Pauleta e o pódio Europeu da História

Portugal-Andorra

Capitão da Seleção Nacional entre os melhores goleadores de seleções

Cristiano Ronaldo não tem limites, mas tem os dos outros para bater. O português mais internacional de sempre leva 65 golos pela seleção nacional, o que (ainda) não lhe chega para o pódio europeu. Há também uma marca nacional que Ronaldo ainda não bateu, mas essa pode cair já nesta segunda-feira frente às Ilhas Féroe.

Eusébio chegou a King pelo que fez no Benfica, mas também pelo percurso e golos na Seleção Nacional. O Pantera Negra chegou ao Mundial de 1966 e apontou nove golos no torneio final (e essa é uma marca dificílima de bater, tanto que depois de 66 apenas Gerd Muller fez melhor num só torneio, com dez golos). Porém, um Campeonato do Mundo começa a jogar-se antes: na fase de qualificação.

No conjunto de golos entre fases finais e apuramentos para mundiais, Eusébio tem 21 golos. Fez os tais nove em Inglaterra, distribuiu mais 12 pelos apuramentos de 1962 (1), 1966 (7), 1970 (3) e 1974 (1).

Ora, na última sexta-feira, Ronaldo ultrapassou o registo do Pantera Negra. O capitão português tem um golo por cada fase final que disputou: 2006, 2010 e 2014. A esses três juntava 15 em apuramentos, ou seja, tinha 18 no total de torneios e apuramentos. Com o poker frente a Andorra, Ronaldo chegou aos 22 golos «mundiais» e bateu o Pantera Negra.

Pauleta era o melhor marcador da seleção até 5 de março de 2014. Nesse dia, Cristiano Ronaldo apontou o 48º golo por Portugal, num particular com os Camarões.

Ainda assim, há um empate entre o açoriano e o madeirense no que diz respeito a golos em qualificações, e apenas nestas, para o Campeonato do Mundo: Pauleta tem os mesmos 19 golos em apuramentos (8 para o Mundial 2002, 11 para 2006).

Assim, em golos mundialistas, o açoriano ainda tem o melhor registo, pois soma esses 19 golos a mais quatro apontados nos torneios finais: hat-trick na Coreia do Sul/Japão, um golo em 2006.

Fora do âmbito nacional, Cristiano Ronaldo tem outra oportunidade para encurtar a diferença para Andriy Shevchenko. O ucraniano apontou 26 golos em qualificações e é o melhor europeu a esse nível.

Com os tais 19 golos em apuramentos para Mundiais, Ronaldo (e Pauleta) são terceiros na lista, ex aequo com Zlatan Ibrahimovic. Quem está entre os portugueses e o ucraniano? Um jogador em atividade: Edin Dzeko. O bósnio fez 9 golos para 2010, uma dezena para 2014 e nesta qualificação já marcou um: tem 20, portanto.

Ora bem, também só há um português a conseguir apontar 11 golos na mesma fase de qualificação para um mundial: Pedro Pauleta para o torneio de 2006. O feito do açoriano é tão maior porque na Europa só outro jogador conseguiu igual: Robin van Persie para o apuramento de 2014.

Cristiano Ronaldo começa a segunda-feira como líder dos melhores marcadores da Qualificação Europeia para o Mundial 2018 com quatro golos. Se quiser igualar Pauleta e Van Persie necessita de fazer mais sete.

Se ainda assim faltar alguma motivação, Cristiano Ronaldo tem mais metas. Agora que Robbie Keane decidiu deixar a seleção da Rep. da Irlanda, o avançado do Real Madrid passou a ser o melhor marcador em atividade de uma seleção europeia.

Entre cada um dos recordistas das respetivas seleções da UEFA, Cristiano Ronaldo é quarto. Porém, no ranking global de goleadores da Europa de seleções é sexto.

Passamos a explicar: Ferenc Puskas (84 golos) é o recordista da Hungria; Miroslav Klose (71) o alemão; Robbie Keane o irlandês (68).

No entanto, há mais dois jogadores que não são recordistas no próprio país, mas que têm mais golos do que CR7: o húngaro Sandor Kocsis (75) e Gerd Müller (68).

Em resumo, Ronaldo está a três golos de igualar Keane e Müller e a seis do pódio europeu de todos os tempos.

Continue a ler esta notícia