Euro 2020: Lituânia-Portugal, 1-5 (crónica) - TVI

Euro 2020: Lituânia-Portugal, 1-5 (crónica)

Lituânia-Portugal

O ombro amigo de Cristiano

Houve outro dissabor de bola parada, mas Portugal goleou a Lituânia por 5-1 e continua na rota da qualificação para o Euro2020.

Cristiano Ronaldo assinou um póquer em Vilnius, e foi com contornos caricatos que o empate se desfez, num lance em que o remate do capitão luso ressaltou no ombro do guarda-redes lituano, - que estava a ser um dos melhores em campo - e escapou para a baliza.

Portugal não mais deixou fugir a vantagem, e acabou por garantir um triunfo confortável que mantém as contas lusas num patamar otimista.

Fernando Santos não se limitou a trocar o lesionado Nelson Semedo por João Cancelo, lançou também Rúben Neves e João Félix nos lugares que em Belgrado pertenceram a Danilo e Gonçalo Guedes, mas a adaptação ao piso sintético de Vilnius foi facilitada por um penálti logo aos sete minutos.

Palionis desviou com o braço um cruzamento de Félix, precisamente, e Cristiano Ronaldo aproveitou a visita à marca de onze metros para apontar o 90º golo pela equipa das quinas.

A equipa das quinas não tirou propriamente o pé do acelerador, a ponto de ter criado mais duas ou três situações de perigo na primeira meia-hora, mas voltou a mostrar fragilidades nas bolas paradas, e a Lituânia aproveitou um canto para empatar, com Andriuskevicius a ganhar nas alturas a João Félix.

Portugal voltou à carga, e com relativa facilidade conseguia criar situações de finalização, mas deparou-se com a inspiração de Ernestas Setkus, guarda-redes e capitão lituano, que fez cinco defesas dignas de registo na primeira parte, duas delas a negar o golo a João Félix.

Mas no melhor pano cai a nódoa, já se sabe, e foi um erro de Setkus a recolocar Portugal no caminho da vitória: o guarda-redes não segurou um remate de Cristiano Ronaldo e viu a bola ressaltar-lhe no ombro e dirigir-se para a baliza (62m).

Por essa altura já Fernando Santos tinha apostado no 4x4x2, com a entrada de Rafa para o lugar de Bruno Fernandes. Bernardo Santos ainda passou para uma posição mais central, num primeiro momento, mas rapidamente voltou à direita, e foi de lá que assistiu Cristiano Ronaldo para mais dois golos (65 e 76m).

Já com a contabilidade nos 93 golos pela equipa das quinas, o capitão cedeu o lugar a Gonçalo Guedes logo de seguida, e saiu aplaudido até pelos adeptos da casa, rendidos a mais uma noite de gala.

Ronaldo continua de olho no recorde de golos por uma seleção (o iraniano Ali Daei marcou 109) e a Seleção mantém-se na rota do Euro2020, com William Carvalho a conseguir um quinto golo ainda em período de compensação.

A equipa das quinas conta agora com oito pontos em quatro jogos (a Ucrânia continua a liderar, com 13 pontos em cinco encontros).

Continue a ler esta notícia