«Querer a lua como queríamos para este jogo é perigoso para os jogadores» - TVI

«Querer a lua como queríamos para este jogo é perigoso para os jogadores»

Fernando Santos no Espanha-Portugal (Manu Fernandez/AP)

A análise de Fernando Santos à derrota de Portugal com a Alemanha por 4-2

Fernando Santos, selecionador nacional, em declarações à TVI24 na zona de entrevistas rápidas após a derrota por 4-2 com a Alemanha:

[Derrota pesada...]

«A Alemanha é uma das melhores equipas do Mundo. Não sei qual é a equipa que vem à Alemanha jogar e acha que vai ganhar à Alemanha. Mas eu achava que podia ganhar à Alemanha, como há outras equipas que vêm aqui e acham, naturalmente.

Começámos bem, boa organização de jogo, a procurar sair, a conseguir algumas ligações. Aproveitámos bem um lance de contra-ataque, que era um dos momentos em que sabíamos que eles tinham dificuldades. Fizemos o 1-0, o jogo estava mais para o lado da Alemanha, é verdade, mas nós estávamos com alguma segurança no jogo. Tivemos uma segunda chance num contra-ataque que podia ser golo a nosso favor e podia ter resultado de outra forma.

Não resultou e resultou antes pelo contrário: eles foram muito rápidos a sair para o ataque e acabaram por fazer um golo. O defesa esquerdo... era um lance que conhecíamos bem. A partir daí, a equipa desencontrou-se um pouco, começou a recuar desnecessariamente. Eles tinham dois médios e nós tínhamos montado uma estrutura com dois médios que pegavam neles. Não conseguimos: os jogadores tentaram, mas não conseguimos.

Ao intervalo tentei alterar, mas acabámos por sofrer o terceiro e o quarto golos da mesma forma. Isso abanou a equipa, que ainda assim tentou sempre reagir. Reduzimos para 4-2, tivemos uma bola no poste, uma ou outra chance, mas a Alemanha também criou perigo. Foi uma vitória justa da Alemanha.»

Demasiados erros coletivos defensivos? Portugal defendeu muito atrás?

«Significa que coletivamente defendemos mal. Quando o lateral esquerdo está sistematicamente em condições de fazer o que fez, alguma coisa correu mal, porque até aí as coisas estavam razoavelmente bem. Mas também é verdade que a partir de determinado momento a equipa começou a encostar muito. A equipa baixou muito as linhas e isso criou-nos problemas.

Vamos ter de olhar para o jogo e não vale a pena entrarmos em... porque os jogadores tentaram. Tentaram fazer e agora é limpar a cabeça e agora temos um jogo muito importante com a França.»

[Pondera ter um onze mais ofensivo com a França?]

«Eu quero é seguir em frente. A gente quer a lua todos os dias. É verdade! Alterações? Isso é outra questão e vou pensar com calma. Agora, querer a lua como já queríamos para este jogo é um bocadinho perigoso para os meus jogadores. Continua tudo na mesma. Se vencer a França também podemos chegar à segunda fase. Mas não só.»

Continue a ler esta notícia