Cruijff e o convite para seleccionador de Portugal: «Sim, isso aconteceu... há muito tempo» - TVI

Cruijff e o convite para seleccionador de Portugal: «Sim, isso aconteceu... há muito tempo»

Holandês foi contactado por Gilberto Madail antes do Euro-2000 O astro holandês chegou a estar nos planos da FPF, antes do Euro-2000. Mas já nessa altura não queria voltar a ser treinador.

Johann Cruijff não tem dúvidas em incluir Portugal no grupo de favoritos para a conquista do Europeu: «Claro que pode ganhar. Tem mesmo de ser um dos favoritos, porque tem muito boa equipa e jogadores de qualidade, alguns deles muito jovens. Além disso a equipa está habituada ao clima e joga perante o seu público. Claro que esse aspecto pode ser sempre uma contrariedade, por causa da pressão extra que isso representa. Depende de como os jogadores souberem lidar com isso».

O nome de Johann Cruijff chegou a ser falado, em 1999, como possibilidade para assumir o cargo de seleccionador de Portugal. Uma história que a velha glória holandesa aceitou comentar com um sorriso, sem especificar datas, e que partiu de uma abordagem de Gilberto Madail: «Isso já foi há muito tempo. Conhecemo-nos bem há anos, e de facto há uns tempos falámos nessa possibilidade. Não foi há um ou há dois anos, foi mesmo há bastante tempo. Mas simplesmente nessa altura já não estava interessado em treinar fosse quem fosse. Não teve nada a ver com a proposta, nem com a qualidade dos jogadores. Tal como agora, eu simplesmente já não queria ser treinador».

Sobre o papel de Luiz Felipe Scolari, Cruijff prefere manter a apreciação em aberto, embora destacando o bom trabalho do actual seleccionador de Portugal no escrete: «Os portugueses é que têm de chegar a conclusões sobre Scolari. O certo é que ele fez um grande trabalho na selecção brasileira, e ao fim deste tempo, não tendo a barreira da língua, vocês já devem perceber se é o homem certo no lugar certo».


Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE