Portugal, 5-Lituânia, 1 (final) - TVI

Portugal, 5-Lituânia, 1 (final)

Cinco golos para animar Viseu Portugal bateu 5-1 a Lituânia no primeiro encontro desde o Campeonato da Europa. João Pinto, Figo, Rui Costa, Beto e Pauleta marcaram os golos portugueses, numa vitória fácil, com momentos de brilhantismo mas sem ser preciso acelerar muito.

A Selecção portuguesa regressa à acção depois da brilhante campanha no Campeonato da Europa de 2000, em que a equipa treinada então por Humberto Coelho alcançou o terceiro lugar. 

O jogo de hoje com a Lituânia é uma partida de transição. Humberto Coelho deixou o cargo de seleccionador, tendo sido substituído por António Oliveira, que já ocupara essa posição entre 1994 e 1996. 

Oliveira fez uma convocatória tradicional, chamando todos os jogadores disponíveis que estiveram no Europeu. Faltam apenas Abel Xavier, Paulo Bento e Nuno Gomes, castigados pela UEFA devido a incidentes no Portugal-França das meias-finais do Europeu, e Capucho, lesionado. Dos jogadores integrados na preparação Quim (terceiro guarda-redes) e Sérgio Conceição (problemas musculares) não vão actuar. A convocatória do novo seleccionador inclui apenas duas novidades, a chamada de Nélson (F.C.Porto) e Simão (Barcelona). 

A transição entre a equipa de Humberto e a de Oliveira é feita de forma suave, tal como a forma de encarar o encontro com a Lituânia. Se o adversário é considerado o ideal por ter uma forma de jogar semelhante à Estónia, o primeiro opositor da campanha de apuramento para o Campeonato do Mundo de 2002, o jogo de hoje serve também para, de certa forma, homenagear um grupo de jogadores que igualou a melhor classificação de sempre de uma Selecção sénior numa grande competição. 

0': Constituição das equipas para o Portugal-Lituânia, que se joga no Estádio do Fontelo e será arbitrado pelo italiano Graziano Cesari:

Portugal - Vítor Baía; Nélson, Jorge Costa, Fernando Couto e Dimas; Vidigal e Paulo Sousa; Figo, Rui Costa e João Pinto; Sá Pinto.

Suplentes: Pedro Espinha, Secretário, Beto, Rui Jorge, Costinha, Simão e Pauleta.

Treinador: António Oliveira

Lituânia - Padimanskas, Kancelkis, Gleveckas, Guodeikis, Zutautas, Zvirgdauskas, Semberas, Mikalajunas, Preikatis, Poskus e Fomenko.

Suplentes: Leusas, Barevicius, Radzius, Sorokinas e Vencevicius.

Treinador: Stasys Stankus 

1': Já se joga o Portugal-Lituânia, em Viseu. 

13': Livre da esquerda de Figo, Fernando Couto desvia de cabeça por cima da barra. Primeira grande oportunidade de Portugal, que está a dominar a partida. 

18': Boa jogada de Rui Costa na direita, centro largo e Fernando Couto cabeceia ao poste da baliza da Lituânia, com a bola a perder-se depois pela linha de fundo. 

20': Remate de Sá Pinto de fora da área, boa defesa do guarda-redes Padimanskas. 

29': Trabalho de Sá Pinto na direita, bola entregue a Figo, que tira um adversário e tenta o chapéu ao guardião. O remate sai por cima. 

30': Centro de João Pinto na esquerda, Sá Pinto atira ao poste. 

31': GOLO DE PORTUGAL, por João Pinto: Cruzamento de Paulo Sousa na direita, João Pinto entra em voo ao primeiro poste e desvia de cabeça para dentro da baliza, apesar de o guarda-redes da Lituânia ainda tocar na bola 

37': GOLO DE PORTUGAL, por Figo: Passe de Rui Costa para as costas da defesa, Figo arranca, fugindo ao fora-de-jogo e ficando sozinho na frente do guarda-redes lituano. Perante a oposição de Padimanskas, o extremo do Real Madrid desvia a bola com o seu pé direito para o lado direito do guardião. 

39': Primeiro remate de perigo da Lituânia. Fomenko, sobre o lado esquerdo da área, atira para grande defesa de Vítor Baía, que desvia para canto. 

45': GOLO DA LITUÂNIA, por Fomenko, de penalty: Jorge Costa joga a bola com a mão na área e o árbitro italiano assinala penalty. Fomenko engana Baía e reduz para 1-2. 

Intervalo: Portugal tem dominado o encontro, praticando um futebol agradável, com boas combinações a espaços. A Lituânia, com uma Selecção enfraquecida (faltam oito habituais titulares), quase não tem conseguido responder, embora tenha reduzido à beira do intervalo, depois de uma falta de Jorge Costa num lance sem perigo. 

Intervalo: SUBSTITUIÇÕES na equipa portuguesa: sai Vítor Baía e entra Pedro Espinha, sai Jorge Costa e entra Beto, sai Dimas e entra Rui Jorge e sai João Pinto e entra Simão. 

Intervalo: SUBSTITUIÇÃO na Lituânia: sai Guodeikis entra Vencevicius. 

47': Simão entra na área pela meia esquerda e remata cruzado, para grande defesa do guarda-redes lituano. 

54': GOLO DE PORTUGAL, por Rui Costa, de penalty; Sá Pinto vai receber um passe na área de Rui Costa e é puxado por Zvirgzdauskas. Rui Costa bate o penalty para o lado direito do guarda-redes lituano. 

56': SUBSTITUIÇÃO de Portugal: sai Figo e entra Pauleta. 

58': Contra-ataque rápido de Portugal, com Pauleta a entrar na área e a atirar para boa defesa do guarda-redes lituano. 

60': SUBSTITUIÇÃO de Portugal: sai Vidigal e entra Costinha. 

60': SUBSTITUIÇÃO na Lituânia: sai Mikalajunas e entra Barevicius. 

62': SUBSTITUIÇÃO de Portugal: sai Nélson e entra Secretário. 

65': SUBSTITUIÇÃO na Lituânia: sai Zutautas e entra Sorokinas. 

80': Canto de Rui Costa na direita, Beto, à vontade na área, cabeceia por cima da trave. 

81': GOLO DE PORTUGAL, por Beto: Livre de Rui Costa na direita e Beto desta vez não falha, num lance muito parecido com o anterior. 

82': SUBSTITUIÇÃO na Lituânia: sai Kancelskis e entra Radzius. 

84': Boa jogada de Simão na esquerda, cruzamento para a entrada da área e Rui Costa, depois de uma simulação, atira em jeito ao lado. 

85': GOLO DE PORTUGAL, por Pauleta: grande passe de Rui Costa, a solicitar o contra-ataque de Pauleta. O avançado isolou-se pela esquerda, tirou um adversário do caminho e rematou com o pé esquerdo, com a bola a embater ainda no poste mais próximo antes de entrar. 

87': Insistência de Paulo Sousa na direita, cruzamento atrasado e Pauleta desvia à entrada da área, por cima da trave. 

Final do jogo: Portugal venceu sem problemas a Lituânia por 5-1, no primeiro jogo depois do terceiro lugar no Campeonato da Europa e na (re)estreia de António Oliveira como seleccionador. Com uma equipa quase igual à que conseguiu uma brilhante participação no Europeu, a Selecção portuguesa dominou o encontro, conseguindo na primeira parte e perto do final jogadas com algum brilhantismo. A meio do segundo tempo a equipa portuguesa caiu de produção, acusando as várias substituições efectuadas, e entre os 60 e os 80 minutos do encontro não chegou à baliza contrária.

Continue a ler esta notícia