Euro 2020: quem pode apurar-se já, Portugal incluído - TVI

Euro 2020: quem pode apurar-se já, Portugal incluído

Lituânia-Portugal

Bélgica pode qualificar-se já nesta quinta-feira, mesmo antes de entrar em campo, entre meia dúzia de seleções que podem arrumar já o assunto nesta dupla jornada de outubro. O que aí vem

Os primeiros bilhetes para o Euro 2020 podem sair já nesta quinta-feira. E quando acabar esta dupla jornada também Portugal tem em vista a hipótese de festejar desde já a qualificação, ao lado de meia dúzia de seleções. A caminhada para a fase final do Europeu que se espalhará pelo continente só termina lá para o fim de março, mas as grandes decisões estão já aí.

Entre os dez grupos na corrida há quatro seleções só com vitórias e todas elas com um pé e meio na fase final, numa campanha que apura diretamente os dois primeiros de cada grupo. A Bélgica, na frente do Grupo I, pode ser a primeira a apurar-se, mesmo antes de entrar em campo. Se houver empate no Cazaquistão-Chipre, que se joga às 17h00 desta quinta-feira, os «Diabos» podem celebrar desde logo, num grupo que pode ficar já arrumado, porque a Rússia tem igualmente o apuramento em vista já nesta ronda.

Na sexta-feira pode festejar a Inglaterra, outra das equipas 100 por cento vitoriosas até agora. E Portugal procura reforçar uma recuperação que permite ter o apuramento na mira no fim desta dupla jornada, depois de um arranque tremido. A seleção nacional está em segundo lugar no grupo e se vencer o Luxemburgo e depois a Ucrânia, na segunda-feira, fica apurada caso a Sérvia não vença a Lituânia. Também a Ucrânia tem possibilidades de se apurar depois destes dois jogos, pelo que o cenário de ficarem decididos os dois lugares de qualificação no Grupo B é real.

No sábado entram em campo Espanha e Itália, as outras duas seleções mais dominadoras da qualificação, ambas a poderem garantir já a qualificação. Se não o conseguirem, terão nova oportunidade na terça-feira, quando se conclui uma segunda jornada que pode clarificar muita coisa antes da dupla jornada final de novembro.

A entrada em falso de Portugal, o campeão europeu em título, foi um dos percalços mais notórios dos principais candidatos nesta campanha de apuramento. De resto, quase todos estão bem posicionados, ainda quem com alguns sobressaltos. Como a campeã do mundo França, que ainda assim, antes de uma ronda em que defronta os dois rivais na luta pelo apuramento, pode também chegar ao início da próxima semana já virtualmente apurada, dependendo dos vários resultados. Para novembro terão de ficar as contas do Grupo C, com a Alemanha líder mas bem menos dominadora do que noutros tempos, a Holanda a tentar recuperar do descalabro dos últimos anos e a Irlanda do Norte a intrometer-se na corrida.

No final de novembro estarão apuradas 20 das 24 equipas que vão à fase final do Euro 2020. Haverá sorteio a 30 de novembro, mas condicionado à novidade desta qualificação, os play-off que decorrem da Liga das Nações. Que serão sorteados a 22 de novembro e onde Portugal já teria lugar assegurado, se precisasse.

Entram nos play-off 16 equipas, em teoria os vencedores de cada um dos quatro grupos das quatro divisões Liga das Nações. Mas se esses já se tiverem qualificado serão substituídos pela equipa que se segue no seu grupo, ou por uma equipa doutro grupo se necessário. Para cada uma das quatro ligas haverá dois play-off em jeito de meias-finais, em jogo único, e depois uma final. Os quatro vencedores das finais, que se jogam a 31 de março, apuram-se para o Europeu. E depois, a 1 de abril, pode haver sorteio adicional da fase final, se necessário. Complicado, sim. Perceba melhor aqui.

O ponto da situação dos grupos para o Euro 2020

Grupo A

A Inglaterra tem passeado no grupo, quatro vitórias em outros tantos jogos, 19 golos marcados, e pode sair de Praga com o apuramento já garantido, se vencer. Uma derrota deixaria a Rep. Checa a lutar pelo segundo lugar de apuramento com o Kosovo, sendo que as duas seleções têm confronto direto marcado para a penúltima jornada, em novembro. Para Montenegro e Bulgária esta é a última oportunidade de evitarem ficar desde já fora das contas.

11 outubro

Rep. Checa-Inglaterra, 19h45

Montenegro-Bulgária, 19h45

14 outubro

Bulgária-Inglaterra, 19h45

Kosovo-Montenegro, 19h45

Classificação: Inglaterra, 12 pontos; Rep. Checa, 9; Kosovo, 8; Montenegro, 2; Bulgária, 2

Grupo B

Pode ficar já tudo decidido. Portugal recuperou o pé nos jogos de setembro, duas vitórias depois dos dois empates a abrir e pode assegurar o apuramento direto no final desta dupla jornada. Para arrumar já o assunto precisa de vencer o Luxemburgo e a Ucrânia e esperar que a Sérvia não ganhe à Lituânia na próxima segunda-feira. Nesse cenário, a Ucrânia também pode apurar-se já, se vencer a Lituânia.

11 outubro

Portugal-Luxemburgo, 19h45

Ucrânia-Lituânia, 19h45

14 outubro

Ucrânia-Portugal, 19h45

Lituânia-Sérvia, 19h45

Classificação: Ucrânia, 13; Portugal, 8; Sérbia, 7; Luxemburgo, 4; Lituânia, 1

Grupo C

Um grupo com três candidatos para dois lugares e que tem em Roterdão um duelo crucial entre a Holanda, que vem de uma vitória categórica sobre a Alemanha em setembro mas ainda é terceira, e a Irlanda do Norte, que tem um calendário de fogo até final: em novembro ainda recebe a Holanda e acaba a jogar na Alemanha. Para já, ninguém pode ficar apurado nesta dupla ronda de outubro, ainda que um triunfo sobre a Estónia deixe a Alemanha em muito boa posição.

10 outubro

Bielorrússia-Estónia, 17h00

Holanda-Irlanda do Norte, 19h45

13 outubro

Bielorrússia-Holanda, 17h00

Estónia-Alemanha, 19h45

Classificação: Alemanha, 12; Irlanda do Norte, 12; Holanda, 9, Bielorrússia, 3; Estónia, 0

Grupo D

Outro grupo equilibrado, com uma dupla jornada de confrontos diretos entre os três principais candidatos ao apuramento. Muito se decidirá portanto no Dinamarca-Suíça e depois no Suíça-Irlanda, com a Geórgia já com possibilidades ténues continuar na corrida até novembro.

12 outubro

Geórgia-Irlanda, 14h00

Dinamarca-Suíça, 17h00

15 outubro

Suíça-Irlanda, 19h45

Gibraltar-Geórgia, 19h45

Classificação: Irlanda, 11; Dinamarca, 9; Suíça, 8; Geórgia, 4; Gibraltar, 0

Grupo E

A Croácia segue na frente de um dos grupos mais equilibrados, mas o empate no Azerbaijão na última ronda complicou as contas. Jogos cruciais nesta dupla jornada entre candidatos, com a garantia de que o apuramento só ficará decidido em novembro.

10 outubro

Eslováquia-Gales

Croácia-Hungria

13 outubro

Hungria-Azerbaijão, 17h00

Gales-Croácia, 19h45

Classificação: Croácia, 10; Eslováquia, 9; Hungria, 9; Gales, 6; Azerbaijão, 6

Grupo F

A Espanha lidera tranquila a quatro jornadas do fim e até pode qualificar-se já neste sábado. Para isso precisa de ganhar à Noruega e esperar que a Roménia não vença as Ilhas Faroé. O segundo lugar do grupo, em contrapartida, está uma enorme confusão, com duelos diretos entre Suécia, Roménia e Noruega ainda no calendário até ao fim da qualificação.

12 outubro

Ilhas Faroé-Roménia, 17h00

Noruega-Espanha, 19h45

Malta-Suécia, 19h45

15 outubro

Suécia-Espanha, 19h45

Roménia-Noruega, 19h45

Ilhas Faroé-Malta, 19h45

Classificação: Espanha, 18; Suécia, 11; Roménia, 10; Noruega, 9; Malta, 3; Faroé, 0

Grupo G

Cinco equipas com hipóteses reais de apuramento, no grupo mais equilibrado e mais imprevisível. Uma vitória na Letónia, a única equipa que está praticamente excluída da corrida, deixaria a Polónia em posição ainda mais confortável, mas ainda terá de defrontar três das equipas na corrida. Promete incerteza até ao fim.

10 outubro

Letónia-Polónia, 19h45

Macedónia-Eslovénia, 19h45

Áustria-Israel, 19h45

13 outubro

Eslovénia-Áustria, 19h45

Polónia-Macedónia, 19h45

Israel-Letónia, 19h45

Classificação: Polónia, 13; Eslovénia, 11; Áustria, 10; Macedónia, 8; Israel, 8; Letónia, 0

Grupo H

Absolutamente decisiva esta dupla jornada de outubro, com duelos entre os principais candidatos. A campeã do mundo França complicou as contas ao perder na Turquia em junho, mas se vencer ambos os jogos, o segundo dos quais precisamente frente à Turquia, fica virtualmente apurada. Ou pode ser a seleção turca a sair por cima antes da ronda final de novembro, numa altura em que Islândia e Albânia também ainda estão bem por dentro da corrida.

11 outubro

Turquia-Albânia, 19h45

Islândia-França, 19h45

Andorra-Moldávia, 19h45

14 outubro

França-Turquia, 19h45

Islândia-Andorra, 19h45

Moldávia-Albânia, 19h45

Classificação: Turquia, 15; França, 15; Islândia, 12; Albânia, 9; Moldávia, 3; Andorra, 0

Grupo I

À partida, o grupo com mais probabilidades de ficar já resolvido e de ter as primeiras duas seleções apuradas. À Bélgica basta uma vitória sobre San Marino, sendo que no limite pode tornar-se já nesta quinta-feira a primeira seleção apurada mesmo sem ganhar, se não houver um vencedor no Cazaquistão-Chipre. A Rússia também se qualifica desde já se ganhar à Escócia e com um empate nesse jogo.

10 Outubro

Cazaquistão-Chipre, 15h00

Rússia-Escócia, 19h45

Bélgica-San Marino, 19h45

13 outubro

Cazaquistão-Bélgica, 14h00

Escócia-San Marino, 17h00

Chipre-Rússia, 17h00

Classificação: Bélgica, 18; Rússia, 15; Cazaquistão, 7; Chipre, 7; Escócia, 6; San Marino, 0

Grupo J

Depois de ter falhado o apuramento para o Mundial 2018, a Itália agora de Roberto Mancini pôs-se desta vez a salvo de percalços, tem uma campanha perfeita até agora e pode selar já a qualificação no sábado, se vencer a Grécia. A luta pelo segundo lugar está muito embrulhada e tem dois duelos que podem dizer muito para as contas finais, o Bósnia-Finlândia e depois o Finlândia-Arménia.

12 outubro

Bósnia-Finlândia, 17h00

Liechtenstein-Arménia, 19h45

Itália-Grécia, 19h45

15 outubro

Finlândia-Arménia, 17h00

Liechtenstein-Itália, 19h45

Grécia-Bósnia, 19h45

Classificação: Itália, 18; Finlândia, 12; Arménia, 9; Bósnia, 7; Grécia, 5; Liechtenstein, 1

Continue a ler esta notícia