Hélio e o Mundial sub-20: «Vai ser essencial começar a ganhar» - TVI

Hélio e o Mundial sub-20: «Vai ser essencial começar a ganhar»

Hélio Sousa - Foto FPF

Sub-20: Portugal-Inglaterra, 1-0 (reportagem)

Relacionados

Declarações do selecionador nacional de sub-20, Hélio Sousa, na sala de imprensa do Estádio Municipal 25 de Abril, em Penafiel, após a vitória por 1-0 ante Inglaterra, na preparação para o Mundial:

«Foi bom, porque é um grupo diferente do que temos estado a competir ao longo desta época. Foi um ir buscar a nossa entidade, ganhar, relembrar as dinâmicas. No primeiro jogo, na Alemanha, na primeira parte, faltou alguma organização. Não fomos tão consistentes como temos sido e perdemos algum controlo do jogo nessa primeira parte.»

«Excelente jogo, competitivo, intenso, jogado a alta intensidade e demos uma resposta melhor. Tem acontecido o segundo jogo ser melhor que o primeiro. Foi identificar debilidades que temos, as coisas boas tentá-las fazer melhor e procurar eficácia para expressar, mais cedo, no resultado final, a supremacia em jogo.»

A crónica do Portugal-Inglaterra

[Vitória motivadora ante a campeã mundial:] «É um bocadinho como somos campeões da Europa de sub-19, mas não é esta a equipa. Temos o título, mas as gerações inglesas têm tido qualidade excelente. São jogos destes que queremos, competir com os melhores para testarmo-nos constantemente. Todos os jogadores que têm passado por estes espaços, dão-nos um prazer enorme, trabalham sempre a top. Deixa-nos boas sensações para que o aí vem.»

«É uma fase complicada para os jogadores na época. Temos diversidade grandes de momentos competitivos, os jogadores têm densidade grande de jogos, minutos, quase todos têm um trabalho de excelência e fazem-nos crescer. Aqui complementamos muito do trabalho feito nos clubes. Vêm com uma carga grande de uma época, vamos ter de preparar-nos e vai ser essencial começar a ganhar.»

[Poder ser campeão sub-20 como treinador após ter sido como jogador:] «Por termos sido campeões da Europa de sub-17 e sub-19, só por si não vai acontecer sermos campeões do mundo. Por ter sido campeão do mundo há 30 anos, não vamos ser campeões do mundo novamente. Para isso acontecer, vai exigir muito de todos nós, estar a top em todos os momentos, ser mais fortes que os adversários. E isso vai ser de uma exigência total, mas vamos fazer de tudo para que aconteça. Tem de ser com tudo o que eles deram hoje, intensidade, pressionar alto, não desistir, vai exigir isso todos os jogos para estar perto de vencer qualquer um dos jogos e conquistar esse título ambicionado.»

Continue a ler esta notícia

Relacionados