Euro 2004: Grécia voltou a vencer portugal com golo de Charisteas (VÍDEO) - TVI

Euro 2004: Grécia voltou a vencer portugal com golo de Charisteas (VÍDEO)

Os finalistas do Euro 2004, quinze anos depois

Seleções voltaram a encontrar-se quinze anos depois em Atenas, com mais alguns quilos, mas com o mesmo desfecho

Relacionados

Grécia e Portugal reeditaram a final do Euro 2004 com um jogo no Estádio Georgios Kamaras, em Atenas, com quase todos os protagonistas a passar agora da casa dos quarenta anos e com a particularidade de Charisteas, o herói dos gregos na final do Estádio da Luz, ter voltado a ser determinante.

Duas formações próximas das que jogaram a final do Campeonato da Europa há quinze anos em Lisboa. No caso de Portugal, quatro diferenças em relação ao jogo original, com destaque para a titularidade de  Vítor Baía, que nem tinha sido convocado para a fase final, que rendeu Ricardo na baliza. Pedro Mendes jogou no lugar de Luís Figo, Petit fez a vez de Costinha, enquanto Postiga rendeu Cristiano Ronaldo e até marcou um golo de belo efeito.

A Grécia esteve mais próxima do onze original, incluindo apenas o ex-benfiquista Karagounis que na final de 2004 ficou de fora por castigo e foi substituído por Zisis Vryzas.

A comandar o banco português, em vez de Luiz Felipe Scolari, esteve o atual selecionador Fernando Santos que também já liderou a Grécia entre 2010 e 2014. No banco dos gregos estava o alemão Otto Rehhagel, outro dos heróis de 2004.

Num jogo que contou com uma assistência de dez mil adeptos, a Grécia adiantou-se no marcador aos 17 minutos com um golo do ex-benfiquista Katsouranis e dobrou a vantagem, logo a abrir a segunda parte, com um golo de Charisteas, o tal avançado que decidiu a final de Lisboa há quinze anos.

Portugal, desta vez, também marcou, aos 53 minutos, com Hélder Postiga a marcar com um remate . Ainda houve tempo para Vasilis Tsiartas desperdiçar uma grande penalidade a punir uma falta de Miguel sobre Charisteas.

As equipas alinharam da seguinte forma:

PORTUGAL: Vítor Baía; Miguel, Ricardo Carvalho, Jorge Andrade e Nuno Valente; Petit, Maniche, Deco, Pedro Mendes-; Pauleta e Postiga.

Jogaram ainda Paulo Santos, Ricardo Rocha, Fernando Meira, Frechaut, Marco Ferreira, Romeu e Bosingwa.

GRÉCIA: Nikopolidis, Seitaridis, Kapsis, Dellas, Fyssas, Zagorakis, Katsouranis, Basinas, Karagounis, Giannakopoulos, Charisteas.

Veja um resumo do jogo:

Continue a ler esta notícia

Relacionados