Para lá da pré-história, entre o conflito e a pressão - TVI

Para lá da pré-história, entre o conflito e a pressão

Champions: FC Porto x Shakhtar Donestk (Foto: Catarina Morais)

Shakhtar-FC Porto (antevisão)

Relacionados
É a mil quilómetros de casa que o Shakhtar Donetsk recebe o FC Porto para a segunda jornada do Grupo H da Liga dos Campeões (19h45, em direto no Maisfutebol). Lviv, casa emprestada do clube esta época, solução de recurso no meio do conflito que abala a Ucrânia. Será o primeiro encontro europeu do Shakhtar nestas circunstâncias que a equipa vai gerindo desde o início da época. Mas os dragões podem esperar de qualquer modo um ambiente quente, com a Arena Lviv cheia para o confronto desta noite. 

O FC Porto foi feliz no arranque na Liga dos Campeões, mas se apenas três dias depois Lopetegui já dizia que a goleada ao BATE Borisov era pré-história, nesta altura estamos a falar de tempos imemoriais. Aos 6-0 na primeira jornada da Champions seguiu-se para os dragões o nulo com o Boavista e, agora, o empate com o Sporting no clássico. Como a equipa vinha de outro empate, com o V. Guimarães, falamos de apenas uma vitória nos últimos quatro jogos.

A pressão é grande sobre Lopetegui e a equipa azul e branca, tendo em conta o cenário geral, e não tanto a situação na Liga dos Campeões. Aí, o FC Porto lidera tranquilamente o grupo, depois do empate entre Shakhtar e At. Bilbao na primeira ronda. O treinador insiste que são competições diferentes, mas alinhar outro resultado que não seja positivo nesta altura só tornará mais difícil a sua vida.

Lopetegui vai voltar seguramente a fazer alterações no onze do FC Porto, ele que nem sequer levou na comitiva Ricardo Quaresma, titular no clássico de Alvalade. Também não terá Casemiro, lesionado. 

 

Quanto ao Shakhtar, com sede num cidade central no conflito separatista da Ucrânia (ainda recentemente a Donbass Arena voltou a ser atingida por explosões), teve um início de época conturbado, numa fase em que muitos dos jogadores ameaçaram deixar o país. Acabou por encontrar uma solução de compromisso: treinar em Kiev e em dias de jogo viajar mais 400 quilómetros até Lviv.

A equipa de Mircea Lucescu terá de lutar contra um historial negativo frente aos dragões, que nunca perderam em solo ucraniano. O veterano técnico mostra-se confiante, diz que sabe tudo sobre o FC Porto, e orgulha-se de ter conseguido estabilizar uma equipa que segue em segundo lugar no campeonato ao fim de sete jornadas, a um ponto do líder Dnipro.

Leia também: a análise detalhada ao Shakhtar

Ausências

FC Porto: Helton e Casemiro lesionados.

Shakhtar Donetsk: Kryvtsov lesionado; Kucher em dúvida

Pyatov; Srna, Rakitskiy, Kucher, Azevedo; Stepanenko, Fernando; Douglas Costa, Alex Teixeira, Taison; Luiz Adriano.

Discurso Direto 

 

Julen Lopetegui: «É uma competição totalmente diferente, em que estamos a 100 por cento. Sempre que entramos numa nova competição e num novo jogo não fazemos contas ao que nos convém. O que importa é que temos vontade de atacar e defender bem, frente a um adversário muito difícil e de grande nível. As contas não valem para nada no futebol- É um jogo de Champions, frente a um rival magnífico, uma grande equipa, com óptimos jogadores e tradição na prova, que tem um treinador com uma experiência excepcional e grande conhecimento da competição. Esperamos um jogo difícil, duro e exigente. » 

Mircea Lucescu: «Conheço o FC Porto há muito tempo, mas o Shakhtar está diferente da equipa que os enfrentou há 3 / 4 anos. O FC Porto é uma equipa muito forte, com jogadores talentosos. Tem jogadores com alguns anos de clube e também alguns novos artistas. Pode ser uma equipa muito perigosa para nós»

Histórico de confrontos

Quatro encontros de boa memória para o FC Porto, que venceu três deles e empatou um. O primeiro tem 30 anos e representou um passo decisivo na caminhada até à final da Taça das Taças. Eram os quartos de final, os dragões ganharam a primeira mão por 3-2 e o empate na Ucrânia, garantido com um golo de Mike Walsh, selou o apuramento. Para o FC Porto seguiu-se o Aberdeen, antes da primeira presença da história do clube numa final europeia, frente à Juventus. Os outros confrontos são bem mais recentes, aconteceram também na fase de grupos da Liga dos Campeões, em 2011/12. Vitória portista no Dragão, na primeira jornada, por 2-1, e vitória também na visita a Donetsk, por 2-0. Jogava-se a quinta jornada e o golo de Hulk, junto a um autogolo de Rat, mantiveram viva a esperança de apuramento dos dragões até à última jornada, quando o nulo com o Zenit acabou por ditar o afastamento.

 

Equipas prováveis:

Shakhtar




FC Porto



Outros convocados: Andrés Fernandez, Ricardo, Marcano, Quintero, Tello, Adrien, Aboubakar e Ricardo Pereira.
Continue a ler esta notícia

Relacionados