É a mil quilómetros de casa que o Shakhtar Donetsk recebe o FC Porto para a segunda jornada do Grupo H da Liga dos Campeões (19h45, em direto no Maisfutebol). Lviv, casa emprestada do clube esta época, solução de recurso no meio do conflito que abala a Ucrânia. Será o primeiro encontro europeu do Shakhtar nestas circunstâncias que a equipa vai gerindo desde o início da época. Mas os dragões podem esperar de qualquer modo um ambiente quente, com a Arena Lviv cheia para o confronto desta noite. 






 

Quanto ao Shakhtar, com sede num cidade central no conflito separatista da Ucrânia (ainda recentemente a Donbass Arena voltou a ser atingida por explosões), teve um início de época conturbado, numa fase em que muitos dos jogadores ameaçaram deixar o país. Acabou por encontrar uma solução de compromisso: treinar em Kiev e em dias de jogo viajar mais 400 quilómetros até Lviv.

A equipa de Mircea Lucescu terá de lutar contra um historial negativo frente aos dragões, que nunca perderam em solo ucraniano. O veterano técnico mostra-se confiante, diz que sabe tudo sobre o FC Porto, e orgulha-se de ter conseguido estabilizar uma equipa que segue em segundo lugar no campeonato ao fim de sete jornadas, a um ponto do líder Dnipro.

Leia também: a análise detalhada ao Shakhtar

Ausências

FC Porto: Helton e Casemiro lesionados.

Shakhtar Donetsk: Kryvtsov lesionado; Kucher em dúvida

Pyatov; Srna, Rakitskiy, Kucher, Azevedo; Stepanenko, Fernando; Douglas Costa, Alex Teixeira, Taison; Luiz Adriano.

Discurso Direto 

 

Julen Lopetegui: «É uma competição totalmente diferente, em que estamos a 100 por cento. Sempre que entramos numa nova competição e num novo jogo não fazemos contas ao que nos convém. O que importa é que temos vontade de atacar e defender bem, frente a um adversário muito difícil e de grande nível. As contas não valem para nada no futebol- É um jogo de Champions, frente a um rival magnífico, uma grande equipa, com óptimos jogadores e tradição na prova, que tem um treinador com uma experiência excepcional e grande conhecimento da competição. Esperamos um jogo difícil, duro e exigente. » 

Mircea Lucescu: «Conheço o FC Porto há muito tempo, mas o Shakhtar está diferente da equipa que os enfrentou há 3 / 4 anos. O FC Porto é uma equipa muito forte, com jogadores talentosos. Tem jogadores com alguns anos de clube e também alguns novos artistas. Pode ser uma equipa muito perigosa para nós»

Histórico de confrontos

Quatro encontros de boa memória para o FC Porto, que venceu três deles e empatou um. O primeiro tem 30 anos e representou um passo decisivo na caminhada até à final da Taça das Taças. Eram os quartos de final, os dragões ganharam a primeira mão por 3-2 e o empate na Ucrânia, garantido com um golo de Mike Walsh, selou o apuramento. Para o FC Porto seguiu-se o Aberdeen, antes da primeira presença da história do clube numa final europeia, frente à Juventus. Os outros confrontos são bem mais recentes, aconteceram também na fase de grupos da Liga dos Campeões, em 2011/12. Vitória portista no Dragão, na primeira jornada, por 2-1, e vitória também na visita a Donetsk, por 2-0. Jogava-se a quinta jornada e o golo de Hulk, junto a um autogolo de Rat, mantiveram viva a esperança de apuramento dos dragões até à última jornada, quando o nulo com o Zenit acabou por ditar o afastamento.

 

Equipas prováveis:

Shakhtar




FC Porto



Outros convocados: Andrés Fernandez, Ricardo, Marcano, Quintero, Tello, Adrien, Aboubakar e Ricardo Pereira.