Sporting, pelo menos as ideias estão lá - TVI

Sporting, pelo menos as ideias estão lá

Marcel keizer

O que fica depois de ver a estreia de Marcel Keizer em Viseu

Ponto prévio: qualquer análise que se faça ao novo Sporting peca por prematura.

Afinal de contas, a formação leonina fez este sábado o primeiro jogo sob o comando técnico de Marcel Keizer e fê-lo contra um adversário modesto, de jogadores semiprofissionais, que competem habitualmente no Campeonato de Portugal.

Este jogo não era um teste devidamente exigente, portanto.

No entanto, e para lá deste desconto que é necessário aceitar, há uma conclusão que se pode assumir: o Sporting de Marcel Keizer tem ideias definidas.

É uma equipa de futebol curto, de jogo apoiado, de troca de passes e de muitos toques. Uma equipa paciente, que não tem problemas em recuar para recomeçar de início, que gosta de projetar os laterais e de fazer subir a equipa em bloco.

Os golos do Sporting são aliás paradigmáticos.

No primeiro Wendel tocou para Bruno Fernandes, que abriu em Jefferson, que cruzou para Bas Dost encostar. No segundo Gudelj tocou para Nani, que meteu no meio em Bruno Fernandes, o médio triangulou com Bas Dost e rematou para golo. O quarto, por fim, começou em mais uma recuperação de Gudelj, que deixou para Wendel, que tocou para Bas Dost, o holandês lançou Nani, que combinou com Bruno Fernandes e cruzou para Diaby encostar.

Os quatro golos nasceram de bolas corridas e três deles de belos envolvimentos coletivos.

Claro que houve também o reverso da medalha. O Sporting mostrou muita lentidão em sair para o ataque, por exemplo, com demasiados passes atrasados e laterais, o que impediu o futebol de ter a progressão que se exigia.

Com isso o Sporting permitia que o Lusitano se reorganizasse e ocupasse os espaços, tornando a transição ofensiva mais difícil. O que, somado a alguns passes mais feitos, permitiu que a equipa do Campeonato de Portugal equilibrasse o jogo durante largos minutos e em alguns momentos fosse até superior.

Marcel Keizer ainda tem muito trabalho para fazer em Alcochete, portanto.

Mas voltando ao início, é obrigatório dizer que sim, lá está, ainda é cedo para tirar conclusões sérias. Mas pelo menos podemos olhar com cuidado para as ideias deste novo Sporting.

A primeira amostra diz-nos que são nítidas e bastantes firmes. Para começar, não está nada mal.

Continue a ler esta notícia